O síndico sumiu com o dinheiro

Viver em condomínio exige não apenas o preparo dos moradores, quanto daqueles que exercem o cargo de síndico. A falta de maior profissionalismo no controle das contas pode gerar situações drásticas, como a enfrentada pelo síndico Cristovão Luis Lopes, em um residencial de dez torres e cerca de três mil moradores na zona Norte de São Paulo. O síndico anterior, ex-morador, fugira na calada da noite com todo dinheiro e documentação, incluindo o histórico da inadimplência.

1 – DEPOIS DO CHOQUE, COMO SE REORGANIZOU A CASA?

Era um condomínio com administração própria. Pagamentos, recebimentos e inadimplência tinham controle manual. Pagamentos de impostos, de funcionários etc. também eram realizados desta maneira. Havia um síndico ativo, que organizava festas coletivas, mas que uma noite brigou com a companheira e resolveu ir embora, levando todos os registros do condomínio. Na manhã seguinte, passou no banco e sacou o que podia (exceto o que estava para ser compensado), algo em torno de R$ 230 mil. Fui eleito síndico profissional numa Assembleia Geral Extraordinária para concluir o mandato e resolver a situação. Não havia outra saída senão renegociar todos os pagamentos e buscar dinheiro extra para a folha dos funcionários. Nova Assembleia aprovou o rateio e organizamos festas dentro do condomínio para levantar fundos.

2 – COMO FOI A TRATATIVA COM OS CONDÔMINOS?

Foi preciso expor a situação de maneira transparente. Neste caso, as festas não apenas ajudaram a alavancar o caixa, quanto uniu o condomínio. Foram meses complicados, mas compensadores, pois as famílias passaram a disponibilizar uma parte de seu tempo para conviver com os demais moradores.

3 – O QUE FOI FEITO P A RA REAVER O DINHEIRO E PENALIZAR O RESPONSÁVEL?

Acionamos os órgãos competentes nas áreas cível e criminal contra o ex-síndico, que responde a processo, mas este ainda não foi julgado. Quanto ao histórico anterior da inadimplência, não pôde ser recuperado.

Cristovão Luis Lopes – Síndico profissional e gestor predial, foi gerente de bancos por 30 anos. Fez cursos na área condominial.

Mais informações: cristovaoll@terra.com.br

Matéria publicada na edição – 194 de set/2014 da Revista Direcional Condomínios

Autor

  • Diego

    Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing