A importância do trabalho do porteiro na segurança dos condomínios

Pesquisa exclusiva feita pela Real Time Big Data para o programa “Fala Brasil”, do portal de notícias R7, em 2022, aponta que a segurança é fator predominante na escolha de morar em condomínios. Dos entrevistados, 69% disseram ser essa a principal vantagem – na sequência, mencionaram o conforto. 

Diante de tal afirmação, observamos que os moradores não podem se esquecer que a pessoa que recepciona seus visitantes, zela pela segurança enquanto descansam, abre e fecha as portas do condomínio para entrada e saída de conhecidos ou estranhos, que permanece diuturnamente observando a rotina de cada um dos condôminos é o porteiro. Além disso, esse mesmo profissional pode fazer o recebimento de mercadorias e entregas, garantindo menor acesso à edificação.

Apesar de que as ocorrências de furtos e roubos em condomínios no Estado de São Paulo tiveram uma queda de 0,56% em 2022 com relação ao ano anterior, segundo dados da SSP-SP, cabe ressaltar que em cerca de 90% das invasões nos conjuntos residenciais, os bandidos adentraram pela porta da frente dos prédios, utilizando-se dos ardis mais diversificados, e aproveitando-se principalmente da falha humana, e do despreparo para a função. Por conhecerem tal fragilidade, os ladrões tiram proveito dessa lacuna.

Diante disto, podemos perceber quão importante é a atuação do porteiro no sistema de proteção de um condomínio e, portanto, como é de grande importância que se invista no aperfeiçoamento pessoal e profissional deste colaborador.

Para se chegar a um nível satisfatório de prestação de serviço em portaria, devemos atentar, inicialmente, para a seleção e contratação de pessoas com qualificações, tais como: idoneidade moral, aptidão profissional, formação educacional e capacidade física, adequadas ao serviço. Após isto, promover treinamentos adequados e especializados aos futuros porteiros a fim de prepará-los e atualizá-los dentro das atividades relativas à sua função, além de adaptá-los às normas, rotinas e regulamentos de cada condomínio.

É necessário fazer a implantação e o efetivo acompanhamento do trabalho, corrigindo possíveis distorções e orientando-os em caso de dúvidas e dificuldades que possam surgir. Todas estas etapas demandam uma aplicação em dedicação, tempo e dinheiro, mas cabe nos lembrar que a tranquilidade, segurança e confiabilidade proporcionada por um funcionário bem-preparado não é um custo, mas sim, um excelente investimento.                   

No dia 09 de junho é comemorado o Dia do Porteiro, que são os primeiros guardiões responsáveis pela segurança dos atores internos dos condomínios, além de serem os profissionais da linha de frente desses locais. O porteiro é o primeiro ‘cartão de visitas’ nos prédios, uma vez que zela pelo bom funcionamento do controle de acesso nas entradas, junto às portarias, como também auxilia em outros serviços, visando à proteção e ao bom convívio de todos. Lembrá-lo de sua importância é uma maneira sincera de agradecer pelos bons serviços prestados, uma vez que esse profissional é tão essencial e vital no dia a dia dos condomínios.


Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Autor

  • José Elias de Godoy

    Tenente-Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, especialista em Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dez =