A serralheria na arquitetura: protagonismo do metal nos condomínios

Projeto para sauna do condomínio no Tatuapé

Na área da sauna, em condomínio no Tatuapé, destaque para a divisória de alumínio com acabamento que imita madeira


Os condomínios residenciais investem cada vez mais em reformas estruturais e estéticas, com foco na melhoria do uso dos ambientes, na acessibilidade dos espaços e, sobretudo, no reforço dos sistemas de segurança. Nesse cenário, a serralheria surge como protagonista. Entre as principais aplicações metálicas, destacam-se: portões sociais e de garagem; grades de proteção para janelas; guarda-corpos e corrimãos; brises e elementos verticais, como cobogós (para controle solar e ventilação); fechamentos com grades e telas para áreas técnicas (geradores, medidores, bicicletários); estruturas personalizadas, como floreiras e pérgolas, por exemplo.   

A serralheria permite infinitas possibilidades criativas e funcionais. Dentre os principais materiais utilizados, estão:

  1. Alumínio — leve, durável e resistente à corrosão, é ideal para regiões litorâneas ou úmidas. Pode receber pintura eletrostática em diversas cores e acabamentos, incluindo texturas que imitam madeira ou cimento queimado. Requer baixa manutenção;
  2. Aço galvanizado com pintura eletrostática — mais robusto que o alumínio, é ideal para estruturas maiores. A galvanização protege contra ferrugem, e a pintura garante durabilidade e opções de acabamento fosco, acetinado ou brilhante; e
  3. Aço corten — de aparência naturalmente oxidada, tem forte apelo estético em projetos com linguagem moderna ou industrial. Exige pouca manutenção e confere personalidade ao ambiente.

Esquadrias de alumínio são duráveis e fácil de limpar, bastando passar um pano úmido e um produto neutro – ou até mesmo álcool comum (a 46°). Se a limpeza for com esponja dupla face, utilize somente o lado amarelo. Não se deve empregar força ao limpar. 

(Elisangela dos Santos Camargo, gerente adm. e logística, Armel Esquadrias de Alumínio)


Na imagem A, pórtico em alumínio com acabamento madeirado e gradil metálico com pintura eletrostática preta projetado para condomínio na Vila Nova Conceição; na imagem B, pórtico em alumínio com acabamento madeirado e gradil metálico com pintura eletrostática marrom, para condomínio na Vila Olímpia  


Para acertar na serralheria, escolha uma empresa experiente no segmento, a fim de que possa unir a resistência do metal à precisão do acabamento, garantindo a longevidade e a segurança ideais para seu condomínio.

(Márcio Braga, sócio-diretor, Bragametal)


Entre as tendências de cores e acabamentos, destacam-se os tons neutros e sóbrios como preto fosco, grafite, cinza chumbo e branco acetinado, que são os mais usados em gradis e portões. Já acabamentos madeirados, metalizados ou com texturas especiais são mais comuns em elementos decorativos, como divisórias, estantes e coberturas. Modernizar com segurança e estilo nunca foi tão viável. A serralheria, hoje, agrega valor, conforto e identidade aos empreendimentos.


Nas imagens, proposta para bicicletário em condomínio no litoral, em alumínio para evitar a corrosão, com duas opções de acabamento: pintura eletrostática ou madeirado  


A contratação de serviços de serralheria deve considerar a experiência comprovada da empresa, os clientes que atende, o prazo de garantia oferecido e o compromisso com o cumprimento das normas técnicas, como nas adequações exigidas pelo AVCB.

(Joel Silva Melo, sócio-administrador, Metallon Serralheria)



Matéria publicada na edição 314 ago/25 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Autor