Zeladores e Porteiros

Mostrando itens por tag: Zeladores e Porteiros

Nesta edição, trazemos histórias de pessoas muito especiais em homenagem ao Dia do Zelador, comemorado este mês (11/02). Das mais experientes às novatas na categoria, todas têm em comum a paixão pelo que fazem e a atenção com o condomínio onde atuam.

Em 9 de junho comemora-se o Dia do Porteiro e a Direcional Condomínios faz sua homenagem à essa categoria tão vital, narrando casos de amor e respeito à profissão.

Quatro profifissionais de condomínio expõem como conciliam suas funções frente às mudanças impostas pelas variantes do novo coronavírus. Seus métodos? Foco, atenção e proatividade

A portaria representa um dos setores mais estratégicos do condomínio. E o profissional que assume a titularidade do posto carrega uma imensa responsabilidade quanto à segurança de todos os que transitam diariamente pelo prédio. Além de ser uma memória viva dos perfis e rotinas dos condôminos, o porteiro precisa estar com o olhar sempre atento ao que acontece do lado de fora.

A vida operacional do condomínio encontra na figura do zelador o seu protagonista central, que trabalha para garantir que as instalações e os serviços aos condôminos funcionem 24h por dia! A receita para o sucesso desta função, e também dos gerentes prediais, está na atualização profissional e na proatividade.

Condomínios-clubes têm optado por distribuir as atividades do zelador entre o gerente predial e/ou administrativo e a área de manutenção. De acordo com a Convenção Coletiva dos trabalhadores em condomínios de São Paulo, Capital, as funções de zelador e gerente dividem-se em:

Em comemoração ao Dia do Zelador, celebrado em 11/2, a Direcional Condomínios destaca profissionais que cresceram na função e exercem papel relevante em seus condomínios, homenagem que se estende a toda categoria.

Profissionais destacam responsabilidade e “paciência”.

Um dos protagonistas das grandes mudanças observadas no perfil dos condomínios, os zeladores se reinventam na função. A Direcional destaca nesta reportagem dois profissionais considerados proativos pelas respectivas síndicas, prestando a eles e a toda categoria uma homenagem pelo seu dia, comemorado em 11 de fevereiro.

A síndica profissional e psicóloga Jailma A. Brito destaca que é “de extrema importância estabelecer uma parceria com o zelador”, principalmente pelas responsabilidades que os síndicos assumem em nome do condomínio. Entretanto, é papel deste gestor “provocar a proatividade no zelador, fazer com que ele apresente demandas”. "É um mau sinal o zelador que não traga demandas", aponta.

Ex-recepcionista em um shopping center, Ana Claudia A. Paiva se depara hoje com o vaivém do controle de acesso de um condomínio de três anos de implantação, com 96 unidades de três dormitórios e equipamentos completos de lazer, na zona Sul de São Paulo. Há pouco mais de seis meses ela foi contratada como porteira pela empresa de terceirização, seu primeiro trabalho na área.

Muita coisa tem mudado na função de zeladoria, como sua promoção ao nível gerencial entre os prédios maiores e a chegada de mulheres para exercerem um trabalho que antes parecia reservado aos homens. Mas sua relevância permanece e exige cada vez mais proatividade, como mostram os perfis desta reportagem.

Personagem de uma efeméride exclusiva – em 11 de fevereiro se comemora o seu dia -, o zelador é um profissional de suma importância para o funcionamento diário do condomínio.

A síndica profissional Ana Josefa Severino e zeladores que já atuaram com ela; todos, em algum momento, foram promovidos da função de porteiro para a zeladoria.

Fonte: Carlos Alberto dos Santos

O zelador tem uma missão importante na vida do condomínio! Ele garante que tudo funcione: As bombas que levam a água até o reservatório, o gerador quando a energia falta, a rotina dos funcionários e muito mais! 11 de fevereiro é o seu dia! Parabéns!!!

Em homenagem ao Dia do Porteiro, comemorado em 9 de junho, a Direcional Condomínios revisita o papel que esses profissionais exercem atualmente junto a condomínios cada vez mais complexos. O setor demanda aperfeiçoamento contínuo, além da tradicional atenção e dedicação.

Os porteiros merecem nosso respeito, não só no seu dia... mas em todos os dias do ano!

Além do rol de tarefas estabelecidas pela Convenção Coletiva do trabalho, é possível aos condomínios definir um escopo maior de atividades ao empregado, situação que acontece com frequência junto aos zeladores. “Mas toda função que for exercida além daquelas para as quais o empregado foi contratado deverá ser devidamente remunerada”, comenta a seguir a advogada Ângela Aparecida Mathias, especializada em Direito do Trabalho.

Profissional da área de avaliação de riscos para o mercado de seguros, Carlos Alberto dos Santos começou a se envolver com os assuntos condominiais quando se tornou conselheiro há três anos do residencial em que mora, na zona Sul da cidade. Ele não ocupa mais a função, mas deixou pronto um plano de contingência para síndicos e demais gestores locais, contendo telefones úteis para situações de emergência, um levantamento dos serviços públicos da região, um cronograma de vencimento de certificados e manutenções (incluindo o sistema de incêndio, seguro etc.), um kit de primeiros socorros e uma lista de atividades operacionais obrigatórias, como a necessidade de se revezar o funcionamento das bombas d’água, por exemplo.

Homenagem aos zeladores por seu valioso trabalho! Tão valioso quanto a água em nossas vidas!

Aposentado e com 62 anos, Enoque Reis Freitas continua na ativa e fazendo toda diferença na rotina do Edifício Juruá, assim como Giovani Justino de Souza, de 38 anos, no Edifício Itacema. Ambos dão expediente em seus condomínios há 18 anos e comemoram o Dia do Zelador em 11 de fevereiro.

Já faz alguns anos que não vemos mais aquele porteiro idoso, de cabelos grisalhos e desprovido de conhecimentos tecnológicos cuidando dos acessos aos condomínios. Raramente se vê hoje um porteiro sem aparelho de telefonia celular, ou que o possua mas não saiba utilizá-lo na sua plenitude. Tampouco temos entre esses profissionais aqueles que não conhecem e nem utilizam computador.

Um dos grandes problemas trabalhistas existentes envolvendo condomínios residenciais e comerciais dizem respeito ao desvio de função. Estas demandas, normalmente, têm como protagonista o zelador.

Parabéns ao profissional que viabiliza o dia a dia dos condomínios!

Nossa homenagem a todos os zeladores e gestores prediais, alguns dos quais já ilustraram muitas de nossas reportagens e prestigiaram vários de nossos eventos.

O padrão dos condomínios mudou muito nos últimos anos, impondo novas demandas às áreas administrativa, de manutenção e segurança. O perfil do zelador também passou por transformações, exigindo hoje alguns requisitos que são destacados a seguir pelo administrador Marcio Bagnato.

A zeladora Lúcia Helena C. de Souza atua há quatro anos como zeladora do Condomínio Residencial Porto Príncipe, localizado na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo. É muito raro localizar uma mulher nesta profissão, seja pela falta de costume ou até mesmo pelo preconceito corrente em se ver chaves de fenda em mãos femininas.

O Dia do Zelador (em 11 de fevereiro) merece ser lembrado por histórias como as do Sr. Antonio (com mais de quatro décadas de trabalho) e de Da. Lúcia, uma das raras mulheres na atividade. Ambos demostram que estabilidade e segurança são dois dos grandes benefícios que a profissão proporciona à gestão condominial.

A rescisão de contratos de trabalho de funcionários com longo tempo de casa, especialmente zeladores, gera muitas dúvidas entre os síndicos, como a incorporação ou não, nas verbas indenizatórias, do benefício da moradia, horas extras etc. A advogada trabalhista Alessandra Chinelli Ignatovitch Paes esclarece alguns pontos sobre a questão. Confira.

Geralmente os condomínios possuem um funcionário que costuma ser simpático aos moradores, além de dar pronto atendimento a uma série de situações. Queimou as lâmpadas? Lá está ele para substituí-las. A limpeza não está muito satisfatória? Pois o funcionário se encarrega de melhorá-la. Este é o zelador, que os condomínios contratam para cuidar do andamento das suas atividades, além de ter noções de gerenciamento de pessoas, de como tratá-las com respeito em diversas situações. Líder dos outros funcionários, o zelador faz ainda o meio de campo entre estes e o síndico.

A expansão dos serviços nos condomínios trouxe novas responsabilidades aos zeladores e transformou muitos deles em verdadeiros gestores, que aproveitaram a oportunidade para dar um bom salto na sua formação e condições de vida.

A data de 11 de fevereiro remete a um personagem que exerce um papel indispensável ao bom andamento da vida condominial. É Dia do Zelador, função que tem crescido em importância e responsabilidade conforme os condomínios abraçam novos equipamentos e serviços.

Um profissional empreendedor

A direcional condomínios presta homenagem aos zeladores pelo seu dia (comemorado em 11 de fevereiro), trazendo nesta edição o exemplo vitorioso de um profissional empreendedor e multitarefas, qualidades valiosas ao exercício da função.

Porta de entrada dos condomínios, os porteiros precisam gostar da função e se especializar para enfrentar as dificuldades e peculiaridades que a atividade exige, como o contato cotidiano com os moradores.  

Braço direito dos síndicos e profissional do tipo faz-tudo, o zelador é aquele que aprende muito na base da força de vontade. Mas o perfil da função está mudando e exigindo cada vez mais qualificação. Nada que pessoas de iniciativa como muitos Josés não possam superar.


Anuncie na Direcional Condomínios

Anuncie na Direcional Condomínios

Assine nossa newsletter