Notícias

Programa é da Secretaria Municipal de Cultura e ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2019.

Cerca de 25 mil câmeras de prédios da Capital poderão integrar sistema de monitoramento da polícia pelo programa City Câmeras. Adesão de 10% dos condomínios ligados à AABIC fará a cidade superar referências como Londres, Tóquio e Nova York.

Ciclo de Palestras em SP irá abordar inovação em condomínios, dia 28/5 (terça-feira), na sede do Secovi-SP.

Um projeto de lei pode regulamentar a locação de imóveis residenciais por temporada feita através de aplicativos, como o Airbnb. O PL 2.474/2019, do senador Ângelo Coronel (PSD-BA), altera a Lei das Locações (lei 8.245, de 1991) adicionando um artigo para explicitar que esta prática só será permitida se houver consentimento dos condôminos.

O decreto é válido para todo o Estado de São Paulo e a multa para o condomínio que descumprir as normas de segurança dos sistemas de prevenção e combate a incêndio pode chegar a R$ 265 mil.

Um grupo de advogados especialistas em questões condominiais irá promover na primeira semana do próximo mês de junho, entre os dias 3 e 6, em São Paulo, Capital, o Curso Avançado de Administração Condominial.

Conhecer o contrato e entender quais são as responsabilidades da construtora e do comprador são fundamentais para evitar problemas.

A Atlas Schindler oferece palestra gratuita sobre o funcionamento de elevadores em sua sede no bairro do Cambuci, em São Paulo, para síndicos, zeladores e profissionais da área de condomínio.

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo anunciou que a partir deste mês de abril começará a fiscalizar os prédios para cobrar licença de funcionamento e o AVCB dos condomínios. “Caso haja situação de risco iminente à vida, o local poderá sofrer interdição emergencial e imediata”, anunciou a corporação em nota à imprensa.

A 30ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu parcial provimento a recurso e condenou um condomínio e uma empresa de serviços de portaria a indenizarem, solidariamente, um casal impossibilitado de utilizar a área de churrasqueira do prédio onde residem por falha na reserva do local. O valor foi fixado em R$ 10 mil a título de danos morais.

"Os conflitos naturais tornam–se cada vez mais frequentes e violentos, pois se tem a ilusão de que com a violência verbal, e até mesmo física, se consegue o que se deseja, impondo ao outro sua opinião. (...) A mediação de conflitos é um procedimento que pode auxiliar muito nesse momento crítico."

Índice IPEMIC marcou 2,95% em dezembro de 2018, o mais baixo registrado neste mês desde o início da série histórica, em 2004.

Gestores pedem mudança em decreto da Prefeitura que dificulta uso da TPC. Leia mais sobre esse instrumento em “Restauro de prédios tombados: como obter recursos através da Transferência do Potencial Construtivo”?

O síndico William Ali Chaim, gestor e morador de um condomínio no Jabaquara, zona Sul de São Paulo (SP), divulgou um comunicado aos moradores (imagem abaixo) com orientações sobre o que fazer em casos de violência contra a mulher e as crianças.

No próximo mês, dia 6 de abril, a Profa. Rosely Schwartz irá ministrar um workshop gratuito contemplando dois temas de palestras: "Os desafios do cargo de síndico" (a ser proferida pela própria Rosely) e "Impactos da reforma trabalhista na gestão condominial" (Por Carlos Alexandre Cabral, advogado). O encontro acontecerá em São Paulo (SP) e é voltado aos síndicos e demais gestores e profissionais que atuam com condomínios.

Medida vai beneficiar clientes que tiverem aumento de consumo em conta emitida no período de 11 de março a 11 de abril. Cobrança poderá ser feita pela média dos seis meses anteriores.

Segundo a polícia, os condôminos pagavam os boletos, mas o dinheiro ia direto para o grupo criminoso.

Pesquisa da AABIC mostra que 64% dos empreendimentos que levam o debate para assembleia decidem pela proibição das plataformas. Levantamento também mostrou que menos da metade dos condomínios coloca o tema em discussão para os moradores. Tramita no Senado o projeto de lei 748/2015, que altera a lei do inquilinato para atualizar o regime da locação para temporada.

É comum vermos nos condomínios residenciais bicicletários entupidos de bicicletas abandonadas por ex-moradores ou pelo fato do proprietário achar que não vale a pena consertá-las. Mas, para o Instituto Aromeiazero de São Paulo (SP), bicicletas em qualquer estado de conservação tornam-se ferramenta de transformação social.

Terceirização de serviços ganha cada vez mais espaço neste segmento, devido ao ganho de eficiência e qualidade da higienização dos ambientes.

Encontro está sendo oferecido pela ABES-SP (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e acontecerá no dia 4/04/2019, durante todo o dia.

O fechamento de varanda em vidro pode revitalizar um ambiente por completo, proporcionando um ar de sofisticação e embelezamento a qualquer ambiente, mas poucas pessoas sabem que além da estética, também é possível adquirir proteção acústica e solar com o envidraçamento de sacadas. O investimento no serviço, que pode variar de 550 a 800 reais, de acordo com o tamanho da varanda e o produto selecionado, deve ser acompanhado da correta aplicação, para evitar prejuízos financeiros e, até mesmo, risco de vida.

Moradores do Condomínio Liberte Morumbi, na zona Sul da Capital Paulista (SP), realizaram na manhã deste domingo (23/02/2019) ato ecumênico em frente às suas duas torres. O empreendimento de 106 apartamentos foi desocupado na última terça-feira, dia 19/02, à tarde, depois que a Defesa Civil e os Bombeiros identificaram risco de colapso em função de rachaduras. Não puderem sequer pegar documentos, material de escola dos filhos, roupas etc. Apenas animais de estimação foram resgatados.

Ar-condicionado instalado incorretamente ou em imóveis que não foram projetados para comportar cargas compatíveis à necessidade desse perfil de aparelho pode gerar sobrecarga e até incêndios.

Interdição ocorreu no final da tarde de terça-feira, dia 19/2/2019. Até a quinta-feira, dia 21/2, engenheiros da construtora não tinham apresentado laudos técnicos que, segundo a empresa, comprovariam estabilidade das duas torres do condomínio. Moradores tiveram de deixar as residências de forma repentina e poucos conseguiram sair com malas de roupas.

A AABIC e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana oficializam parceria para expansão do Projeto City Câmeras nesta quinta-feira (21/02/2019).

Pesquisa de mestrado em ciências sociais analisou como a diferença é vivida em prédios residenciais da Zona Sul do Rio.

Secovi-SP recebeu explicações da corporação a respeito da Instrução Técnica nº11/2018

O índice foi verificado em dezembro, na Região Metropolitana de São Paulo. No acumulado de 12 meses, a variação de 5,06% ficou abaixo do IGP-M.

O começo de ano é um momento de reflexão, mudanças e planejamento. Normalmente fazemos resoluções como: emagrecer, começar uma atividade física, ter uma alimentação mais balanceada e ficar mais tempo com a família, são alguns dos exemplos. Mas para podermos colocar novas atividades na nossa rotina o primeiro passo é se organizar melhor, por isso o objetivo neste artigo é dar dicas de como a tecnologia pode te ajudar.

A proliferação dos espaços de academias nas áreas comuns dos condomínios edilícios traz à tona a velha dúvida acerca da obrigatoriedade da contratação de profissionais de Educação Física para acompanhamento das atividades desenvolvidas nestes ambientes.

A 3ª Companhia do 11º Batalhão de Policia Militar Metropolitano, órgão de execução, subordinada ao Comando da Área Central, responsável pelo policiamento ostensivo fardado, está implantando, desde o início do 2º semestre de 2018, o Programa Vizinhança Solidária (PVS) na região da Avenida Paulista e ruas do bairro Jardim Paulista, em São Paulo.

"Se você acha caro o valor cobrado por profissional gabaritado, é porque não faz ideia de quanto custa um incompetente".

Tem um ditado popular que bem exemplifica um tipo muito comum de dificuldade encontrada em condomínios residenciais: “Em busca do ótimo, tem gente que deixa de fazer o bom”. Em recente palestra que ministrei para síndicos, ficou claro que grande parte deles não consegue implementar bom nível de segurança condominial nos prédios que administram, mesmo sendo premente a necessidade de investimentos em equipamentos físicos e eletrônicos e de implementação de novas normas e procedimentos internos.

O 20º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário acontecerá em maio de 2020 com organização da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC).

Entidade destaca a importância do profissional no desenvolvimento de ações preventivas e de manutenção em prédios e condomínios.