Notícias

Governador de SP sancionou lei, nesta quinta-feira, dia 16/09/2021, aprovada pela Alesp, que obriga condomínios residenciais e comerciais a denunciar ocorrências ou indícios de violência doméstica e familiar a órgãos de segurança. João Dória vetou, no entanto, a aplicação de multas aos síndicos e condomínios em caso de descumprimento da lei.

O Senado aprovou nesta quinta-feira, dia 16/09/2021, projeto de lei que altera o Código Civil para dar aos condomínios edilícios o direito de adquirir a qualidade de pessoa jurídica.

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou na edição desta quinta-feira, dia 16 de setembro de 2021, a Lei 17.406/2021, sancionada pelo governador João Doria. O dispositivo obriga os condomínios residenciais e comerciais no Estado a comunicar os órgãos de segurança pública quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

A pandemia de covid-19 causou diversas transformações na forma como vivemos, uma delas sendo a relação que criamos com o lugar no qual moramos. Sem a possibilidade de frequentar academias, bares, restaurantes, shoppings, cinemas, festas e outros locais de lazer e descontração, acabamos passando muito mais tempo dentro de casa. E tivemos que tornar o nosso lar no espaço de realizar atividades físicas, estudo, trabalho etc.

Em uma versão digital mais interativa, a 2ª Edição da Exposec Virtual (Feira Internacional de Segurança) vai apresentar, nos dias 19 e 20 de outubro, lançamentos, soluções integradas e conteúdos exclusivos no Conexão Abese Online.

No próximo dia 26 de agosto, a partir das 19h, a Profa. Rosely Schwartz irá promover um webinar gratuito a todos os interessados em conhecer práticas de gestão que garantem uma sindicatura de sucesso.

Segundo definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 13.752 define vícios construtivos como:

Com a meta de atingir 0% de acidentes em elevadores, o Seciesp lança o Curso Básico de Segurança em Instalações Elétricas e oferece 100 bolsas de 100% para os primeiros inscritos. As aulas totalmente on-line começam em setembro de 2021.

Com a meta de atingir 0% de acidentes em elevadores, o Seciesp lança o Curso Básico de Segurança em Instalações Elétricas e oferece 100 bolsas de 100% para os primeiros inscritos. As aulas totalmente on-line começam em setembro de 2021.

Parlamentares da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) também aprovaram proposta que concede folgas especiais a agentes de segurança e saúde.

Índice de imóveis vagos encerrou o segundo trimestre em 24,3%, praticamente o mesmo percentual registrado em junho de 2020.

A Receita Federal do Brasil incluiu também os condomínios e associações na obrigação de entregar mensalmente a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras informações referentes aos serviços contratados.

Com o objetivo de colocar gestores, administradores e síndicos em contato com as últimas novidades do mercado, a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) promoverá, de 17 a 25 de agosto, a 27ª Higiexpo (maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina).

Segundo a AABIC, baixa se deve à queda da inadimplência e ao avanço das negociações entre proprietários e inquilinos no mercado autorregulado. Também a inadimplência da taxa condominial no 1º semestre de 2021 registrou baixa histórica.

Programa Requalifica Centro quer impulsionar a requalificação e transformação de prédios para o uso habitacional. Atrair investimentos ao centro é outro grande objetivo.

Com base na legislação vigente, programa mostra como os profissionais de Engenharia e Arquitetura podem usar os conhecimentos sobre o assunto para ampliar o portfólio de serviços.

Levantamento do Secovi-SP aponta que esse número é 4,7% superior ao registro de 731 processos de abril. Para Moira de Toledo, o resultado não representa um aumento na judicialização de cobranças das cotas condominiais.

O Instituto Bira Padilha, braço social de uma empresa de tecnologia da informação sediada em São Paulo, quer levar para os condomínios campanhas de arrecadação de cestas básicas, itens de higiene pessoal e de casa, além de roupas de inverno.

A Profa. Rosely Schwartz convida síndicos, administradores de condomínios e demais profissionais da área para um encontro on-line que acontecerá no próximo dia 15 de julho, entre 19h e 20h30.

Pela primeira vez, uma das maiores metrópoles do mundo passa a ter mais residências formais em prédios do que em casas, mostra pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

O Grupo DS&S Condomínio e Imóveis e o Projeto Encontros da Cidade abriram as inscrições para dois cursos on-line que serão oferecidos neste mês de julho: "Direito Condominial", que será ministrado pelo advogado Cristiano De Souza Oliveira; e "Assembleias Condominiais (Virtuais e Presenciais), Gestão de Pessoas e Conflitos", também ministrado pelo advogado, com a participação da pedagoga e jornalista Maria Isabel. Todas as aulas serão ao vivo e poderão ser acompanhadas por aplicativo ou computador.

Medido pela Aabic, índice IPEMIC encerrou maio de 2021 em 1,88%, pela primeira vez abaixo de 2% desde o início do levantamento, em 2004.

Em março de 2020, no início da pandemia, o trabalho foi levado para dentro da casa dos brasileiros. Foi preciso uma adaptação para concentrar dentro de casa o teletrabalho, o ensino a distância e o ambiente familiar.

A unidade da Little Kickers de Alphaville, na Região Metropolitana de São Paulo, irá promover uma aula experimental no próximo dia 3 de julho de 2021, para que gestores e pais possam conhecer a sua proposta metodológica de ensino do Inglês.

Evento gratuito e online acontecerá no próximo dia 22 de junho, entre 18h30 e 20h, com a participação da Profa. Rosely Schwartz, do advogado Cristiano De Souza Oliveira e do consultor em segurança da informação e de dados pessoais, Edison Fontes.

A Receita Federal do Brasil criou nova obrigação para condomínios e associações, exigindo a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EDF-REINF).

A Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Birigui condenou um homem a se abster de reproduzir som em volume alto de segunda a sexta-feira, das 12h10 às 20h22, e das 22 às 7 horas em todos os dias, enquanto a autora da ação estiver em home office e com aulas on-line.

A Associação Brasileira de Empresas de Elevadores (ABEEL) lança, pela primeira vez no País, um selo digital para distinguir as empresas do setor de acordo com os mais modernos padrões de excelência. O selo garantirá aos clientes e aos consumidores finais que a empresa prestadora de serviços em elevadores oferece boas condições de atendimento e gestão, adota compromissos éticos em seus processos, e é reconhecida como fornecedora de confiança.

A "Lei do Stalking" (14.132/2021), sancionada pelo presidente da República, modifica o Código Penal, a partir da inclusão do Art. 147-A no rol de crimes da legislação. A palavra stalking, do inglês "to stalk", significa perseguir, atacar à espreita, e, atualmente, vem sendo utilizada em razão das perseguições realizadas em ambiente virtual por meio dos mais diversos aplicativos de comunicação.

Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio da Associação, responsável pela elaboração da norma, realiza encontro virtual sobre fachadas em situação de incêndio no dia 26 de maio.

Em março, foram ajuizadas 885 ações condominiais, 38,9% a mais que os 637 processos de fevereiro deste ano de 2021. Números, porém, são menores que em 2020.

Um projeto de lei complementar que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deve ampliar a segurança dos usuários de elevadores em todo o Estado.

Abilumi orienta que ter um ambiente bem iluminado gastando menos energia elétrica possível deve ser o lema ao substituir uma lâmpada.

Os trabalhadores em edifícios e condomínios não saíram da linha de frente diante desta terrível realidade vivida há mais de um ano com a pandemia do novo Coronavírus. Agora, a falta de coordenação e a morosidade para a compra de vacinas se estendem e não apresentam prazos para que todos saibam com tranquilidade o tão esperado dia de ser vacinado.

Projeto aprovado também prevê que, enquanto durar a pandemia, o condomínio poderá suspender ou restringir o uso das áreas comuns dos edifícios.

A plataforma eSocial, que integra o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, entra em sua terceira fase de implementação a partir de 10 de maio.


Anuncie na Direcional Condomínios

Anuncie na Direcional Condomínios