Notícias

Em novembro de 2020, foram protocolados no Tribunal de Justiça de São Paulo 721 processos, uma queda de 17,9% comparado a outubro do mesmo ano.

Está disponível a todo o segmento condominial a obra "Manual do Síndico de Condomínio", lançado pelo advogado especialista na área, Alexandre Callé. O autor reúne em uma única obra os principais assuntos da área condominial, além de esclarecer os assuntos do cotidiano dos síndicos à frente do condomínio, baseando-se em soluções de casos reais já enfrentados pelo autor.

São 242 vagas para cursos que serão ministrados a partir de janeiro de 2021, presencialmente, na unidade Brigadeiro, em São Paulo (Capital).

Dia 30 de novembro, Dia do Síndico, houve o lançamento (de forma on-line) do livro "Questões Recorrentes da Vida em Condomínio", do advogado Rodrigo Karpat. O lançamento da obra resulta de um trabalho de mais de 15 anos de atuação do advogado no mundo condominial.

Conforme pesquisa do Secovi-SP, as vendas do mês confirmam a recuperação do mercado na cidade de São Paulo em meio à pandemia.

Entidade propõe discussão sobre a adoção de índice de reajuste em contratos imobiliários em razão de proposta pelo uso do IPCA como alternativa para acordos entre proprietários e inquilinos.

No último dia 17 de novembro foi publicada a Nota Técnica SEI nº 51520/2020/ME, da Secretaria do Trabalho de Ministério da Economia, orientando empregadores e trabalhadores quanto aos critérios que deverão ser seguidos para pagamento do 13º salário para os empregados que tiveram seu contrato de trabalho suspenso temporariamente ou sofreram redução proporcional de jornada e de salário por força da pandemia do novo Coronavírus.

Confira as orientações da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia sobre o pagamento do 13º salário e férias nos casos de redução de jornada/salário e suspensão temporária do contrato de trabalho.

Aulas serão ministradas presencialmente nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo.

Cerca de 20 condomínios localizados nas imediações do São Francisco Golf Club, na divisa entre os municípios de São Paulo e Osasco, estão se mobilizando para abraçar a área em defesa da região. Eles temem que alterações em curso no zoneamento local permitam a implantação de 130% a mais do estoque de prédios que se pode construir atualmente.

Associação recomenda a convocação de reuniões de acordo com as possibilidades expressas na Convenção.

Em outubro de 2020, foram protocoladas 878 ações, o que representa uma queda de 5,8% em relação ao mês anterior. Dados do TJSP mostram declínio no número das ações judiciais por falta de pagamento do condomínio na cidade de São Paulo.

A tutela foi concedida em outubro passado através de ação apresentada pela advogada Adriana Oliveira Sant'ana. O condomínio possui 30 unidades e está localizado na região da Av. Paulista, área do centro expandido da Capital Paulista. Durante as fases mais restritivas da quarentena, ele promoveu uma festa de aniversário com barulho excessivo após às 22h.

Por mais que a tecnologia já tome conta de nossas vidas e muitas das transações sejam eletrônicas, uma das formas de pagamento mais utilizada pelas pessoas ainda é o boleto bancário. Por ser prático e de fácil acesso, muitos optam por pagar contas dessa maneira, principalmente as pessoas de maior idade.

O Secovi-SP irá realizar nos próximos dias 11 e 12 de novembro a versão 2020 do Enacon (Encontro Nacional de Administradoras de Condomínios), com programação totalmente on-line. O tema geral do encontro é “Desafios da gestão condominial em tempos de pandemia”.

Ao longo do mês de novembro de 2020, o advogado Cristiano De Souza Oliveira e a Profa Maria Isabel promoverão eventos on-line com o objetivo de homenagear os síndicos, cuja data comemorativa é dia 30/11. Confira abaixo os encontros, que levam a assinatura do Grupo DS&S Condomínio e Imóveis, dirigido pelo advogado e a professora.  

Projeto de lei apresentado à Câmara Federal prevê multa para o condomínio que se omitir.

Levantamento do Secovi-SP mostra que, em setembro de 2020, foram ajuizadas 932 ações por falta de pagamento do condomínio, uma a mais que em agosto. No acumulado deste ano foram protocoladas 7.402 ações judiciais, o que representa uma queda de 3,7% na comparação com 2019.

Segundo a AABIC, 8% dos condomínios do Estado de São Paulo precisam regularizar a situação do representante em razão do fim da vigência da Lei Federal 14.010/2020.

O Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de São Paulo (Sindifícios) chegou a um acordo com o Sindicond (sindicato patronal) na definição do índice de reajuste dos salários da categoria a partir de 1º de outubro de 2020: 3,89%.

Evento virtual foi organizado pela AABIC nos dias 14 e 15 de outubro de 2020 e conquistou audiência de mais de 500 inscritos de 15 estados brasileiros.

Conexão Conami, evento virtual organizado pela AABIC, reuniu na data de sua abertura, em 14/10/2020, especialistas de diversas áreas para discutir os impactos provocados pela pandemia do novo Coronavírus e as perspectivas para o setor. Evento prosseguiu na noite da quinta-feira, dia 15/10.

Associação enviou representação à Abimaq, criticando a falta de ética concorrencial de alguns associados.

A responsabilização dos síndicos pela comunicação de casos de violência doméstica no condomínio vem ganhando força de lei em diferentes capitais do País e é objeto de PL no Senado Federal.

Código de Conduta será lançado através de webinar, no dia 27 de outubro de 2020, terça-feira, entre 16h e 17h, com participação da Profª Rosely Schwartz, de Carlos Alberto Ferreira Júnior e de Reinado J. Palma.

Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios será realizado nos dias 11 e 12 de novembro em versão 100% digital.

Evento Conexão Conami será realizado virtualmente nos dias 14 e 15 de outubro, das 18h às 21h30.

O programa Cartão Verde surgiu para averiguar a qualidade da separação dos resíduos no Distrito Federal.

Texto do Código Civil em vigor atualmente autoriza cobrança de juros moratórios superiores a 1% ao mês, mas não estipula limite máximo para a taxa.

O juiz Cristiano Miranda de Santana, da Justiça Federal da 1ª Região, acolheu parcialmente ação civil pública protocolada pela OAB-DF e o Conselho Regional de Administração do Distrito Federal contra duas empresas que exerciam ilegalmente a advocacia na administração de condomínios.

Os trabalhadores em edifícios e condomínios formam realmente uma categoria especial; as palavras zelar, cuidar, guardar e se importar estão embutidas em suas funções, dentro dos locais onde atuam e, ainda, fora deles.

Índice medido pela AABIC chegou a 2,76% em agosto, menor taxa já apurada para o mês desde a criação da série histórica há 16 anos.

Qualidade do ar respirado, filtragem de poluentes do ar, conforto térmico, bem-estar e controle de doenças respiratórias são algumas das características benéficas do uso do ar-condicionado. Mas, de quem é a decisão se ele deve permanecer ligado ou desligado em ambientes comerciais?

Sociedades empresariais sem possibilidade de registro na OAB, como imobiliárias e administradoras de bens e condomínios, não podem prestar ou ofertar serviços de advocacia, nem contratar advogados para prestar serviços advocatícios para seus clientes.

Evento abordará temas como prevenção à violência doméstica em condomínios, sucessão familiar nos negócios, tecnologia e o cliente digital, além dos impactos da Covid-19 na saúde mental dos funcionários. Encontro acontecerá de forma digital nos dias 14 e 15 de outubro, das 18h às 21h30.

Confira orientações da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) para a higienização destes equipamentos.