Notícias

Segundo levantamento do Secovi-SP, foram ajuizadas 637 ações em fevereiro de 2021 por falta de pagamento do condomínio, uma alta de 40% frente às 455 ações protocoladas em janeiro deste ano. Mas em relação ao mesmo período em 2020, houve queda de 16,2%.

O julgamento dos quatro réus do incêndio da Boate Kiss marcado para o final de 2021 trouxe à tona a importância de síndicos e administradores ficarem atentos à segurança das edificações pelas quais são responsáveis.

A pandemia aumentou a ocorrência de incêndios em São Paulo. Com base nas ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros, os casos subiram 60% no Estado de São Paulo por conta da quarentena. Em março de 2019, foram registradas 2.560 ocorrências de incêndio em todo o Estado de São Paulo. No mesmo período de 2020, foram 4.089. Nos primeiros 20 dias de abril de 2020, foram registradas 2.589 ocorrências do tipo no Estado contra 2.198 no mesmo período de 2019.

ABNT alerta para os requisitos de segurança na instalação de sistemas de envidraçamento de sacadas.

Para essa categoria é possível a manutenção dos feriados nas datas originais, previstas no calendário oficial. Caso contrário, feriado trabalhado deverá ser pago em dobro ou compensado, conforme acordo individual.

No momento em que os estoques dos bancos de sangue estão em situação crítica, a Direcional Condomínios registra a ação realizada no último dia 8 de março pelo Condomínio Villagio Luna, da Mooca, zona Leste de São Paulo.

Seciesp e Abeel alertam para a necessidade de técnicos e usuários de elevadores intensificarem os cuidados nos condomínios.

A demanda por moradias no Brasil tem feito crescer, no País, o segmento de condomínios. Só no município de São Paulo, por exemplo, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5 milhões de pessoas moram em mais de 30 mil complexos residenciais.

Novas medidas restritivas valem de 15 a 30/3/2021. Plano SP vai para a Fase Emergencial.

Em circular, entidade ainda reforça restrições em espaços comuns durante a fase vermelha, para evitar aglomeração e conter o avanço da doença.

O presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic), José Roberto Graiche Jr., assina o texto abaixo, que fala sobre a nova fase vermelha que será iniciada neste sábado, dia 06/03/2021, em todo o Estado de São Paulo.

A nota abaixo é assinada pelos advogados Rodrigo Karpat, coordenador de Direito Condominial, e Rubens Carmo Elias Filho, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-SP.

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, dia 3 de março de 2021, a 24º atualização de seu Plano para controlar a disseminação do novo Coronavírus. Todo Estado voltará para a fase vermelha, "a etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais", que "fica em vigor até o próximo dia 19 devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus".

Além da chancela do instituto, o conteúdo aborda diretrizes da NBR 16280 e é recomendado para síndicos e profissionais responsáveis por gestão de manutenção.

Por lei, os imóveis de locação destinados a fins comerciais devem ter a infraestrutura necessária para receber pessoas com deficiência física ou motora, como banheiros adaptados, rampas de acesso e vaga de estacionamento exclusiva. Nos imóveis residenciais de locação, no entanto, não há este tipo de exigência legal, o que dificulta a busca deste perfil de unidade.

Aulas serão ministradas presencialmente nos dias 24 e 25 de fevereiro, em São Paulo.

Norma técnica desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas pode auxiliar na construção de prédios mais seguros e com maior vida útil.

Em 2020, foram vendidas mais de 50 mil unidades na Capital, de acordo com balanço realizado pelo Secovi-SP.

Com mais de 2.000 pontos de entrega em estabelecimentos comerciais no País, entidade quer estimular a logística reversa nos prédios residenciais

Especialista do Ibape-SP dá dicas para detectar e evitar problemas em tubulações, pias de cozinha, bacias sanitárias e máquinas de lavar roupa.

A OAB Nacional, por meio da Comissão Especial de Direito Condominial, realizou, na tarde da quarta-feira, dia 03/02/20212, o evento virtual "A Obrigatoriedade da Assinatura por Advogado nos Documentos Condominiais". Os debatedores discutiram diversos aspectos da questão relacionada à importância da presença da advocacia nos atos que envolvem condomínios e sua documentação.

Medida atende às sugestões do Secovi-SP e da Abrasip e contempla os projetos do programa ProAcqua de medição individualizada do consumo d'água.

Em dezembro de 2020 foram protocolados 593 processos junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, registrando queda de 17,8% em relação a novembro (721 ações). Dezembro foi o quarto mês consecutivo de queda no volume de ações.

Terça, 02 Fevereiro 2021 00:00

Campanhas de sangue em condomínios, como fazer?

Escrito por

Síndico desenvolve ação "Amigo Sangue Bom" em condomínios na Grande São Paulo, representando o Hemocentro São Lucas, de Guarulhos. Interessados em aderir à ação podem fazer contato com o gestor.

Levantamento da CMI/Secovi-MG aponta redução sucessiva do índice desde maio do ano passado, encerrando o ano com 8,75% (em dezembro de 2020).

"Grande parte dos condomínios de São Paulo já conta com lixeiras de coleta seletivas, mas falta conscientização dos moradores para aderir à prática."

Índice medido pela AABIC atingiu 2,17%, em dezembro do ano passado, contra 2,52% registrado no mesmo período de 2019.

Em novembro de 2020, foram protocolados no Tribunal de Justiça de São Paulo 721 processos, uma queda de 17,9% comparado a outubro do mesmo ano.

Está disponível a todo o segmento condominial a obra "Manual do Síndico de Condomínio", lançado pelo advogado especialista na área, Alexandre Callé. O autor reúne em uma única obra os principais assuntos da área condominial, além de esclarecer os assuntos do cotidiano dos síndicos à frente do condomínio, baseando-se em soluções de casos reais já enfrentados pelo autor.

São 242 vagas para cursos que serão ministrados a partir de janeiro de 2021, presencialmente, na unidade Brigadeiro, em São Paulo (Capital).

Dia 30 de novembro, Dia do Síndico, houve o lançamento (de forma on-line) do livro "Questões Recorrentes da Vida em Condomínio", do advogado Rodrigo Karpat. O lançamento da obra resulta de um trabalho de mais de 15 anos de atuação do advogado no mundo condominial.

Conforme pesquisa do Secovi-SP, as vendas do mês confirmam a recuperação do mercado na cidade de São Paulo em meio à pandemia.

Entidade propõe discussão sobre a adoção de índice de reajuste em contratos imobiliários em razão de proposta pelo uso do IPCA como alternativa para acordos entre proprietários e inquilinos.

No último dia 17 de novembro foi publicada a Nota Técnica SEI nº 51520/2020/ME, da Secretaria do Trabalho de Ministério da Economia, orientando empregadores e trabalhadores quanto aos critérios que deverão ser seguidos para pagamento do 13º salário para os empregados que tiveram seu contrato de trabalho suspenso temporariamente ou sofreram redução proporcional de jornada e de salário por força da pandemia do novo Coronavírus.

Confira as orientações da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia sobre o pagamento do 13º salário e férias nos casos de redução de jornada/salário e suspensão temporária do contrato de trabalho.

Aulas serão ministradas presencialmente nos dias 2 e 3 de dezembro, em São Paulo.