Matérias

O calor excessivo fora de época registrado na primeira quinzena de setembro de 2020 em São Paulo provocou aumento expressivo no número de reclamações pela infestação de pernilongos do gênero Culex nas regiões Sul e Oeste da Capital, atingindo especialmente bairros próximos às margens do Rio Pinheiros. Nas 2 primeiras semanas do mês, o canal 156 da Prefeitura recebeu 500 solicitações de serviços como nebulização.

Esta edição da Direcional Condomínios destaca três condomínios que buscaram soluções diferenciadas para garantir o entretenimento, a sociabilidade e o desenvolvimento lúdico das crianças.

“É essencial que tenham um escopo padronizado de cada serviço ou obra antes de iniciarem uma concorrência. Com isso, poderão comparar e analisar as propostas. Eles devem ter certeza de que são propostas compatíveis, para que não haja o risco de se escolher o mais barato, pelo menor valor, e depois descobrir que uma outra, de custo maior, traria um escopo mais adequado para o condomínio.”

A Direcional Condomínios apresenta abaixo uma síntese da entrevista com o síndico e advogado Rafael Bernardi, com orientações gerais para a elaboração de contratos de prestação de serviços, os mais comuns. Esta edição não esgota o assunto, é fundamental que os síndicos tenham o apoio de especialistas antes de fecharem um contrato.

A gestão dos fluxos de entrada, saída e circulação no condomínio pode ocorrer atualmente através de um computador ou tablet. Através desses dispositivos, é possível acessar o banco de dados de moradores, placas de veículos, prestadores de serviços regulares e até animais de estimação.

As portarias dos condomínios estão se transformando em grandes centrais de operação, conforme as instalações de segurança sejam modernizadas pelos síndicos.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) protagoniza enredo de novela neste ano. Aprovada pela Lei Federal Lei 13.709/2018, ela definia agosto de 2020 como data de início das sanções pelo não atendimento às suas diretrizes. Mas veio a pandemia e, com ela, Medidas Provisórias que mexeram nesse prazo.

Portaria remota/virtual, aplicativos customizados, recursos de IOT, entre outros, inovam o conceito de tecnologia aplicada na administração e operação dos condomínios, facilitando a tomada de decisões.

A qualidade do ambiente impacta diretamente sobre a saúde física e mental, afirma a arquiteta Eleonora Zioni, graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo, especializada em Cultura de Saúde e Edifícios Saudáveis pela Harvard T. H. Chan School Of Public Health, nos Estados Unidos.

As queixas contra vizinhos nos condomínios aumentaram com o isolamento social adotado para o controle da pandemia do novo Coronavírus.

Pagina 1 de 130