Elétrica

Mostrando itens por tag: Elétrica

É preciso estar atento às pistas de que a saúde elétrica do condomínio não vai bem; manutenções periódicas ou até um novo projeto devem estar no topo das prioridades para manter a segurança de moradores, visitantes e funcionários da edificação.

Tagged sob

Edifícios 50+ acendem um alerta: não seria hora de atualizar o sistema de eletricidade? Além de tornar mais segura a vida de quem vive ou frequenta a edificação, uma boa reforma também traz valorização patrimonial.

Tagged sob

Demandas atuais que vão do aumento no número de aparelhos de ar-condicionado ao abastecimento de carros elétricos, passando por instalações de minimercados, exigem atenção do síndico em relação às instalações elétricas do condomínio.

Tagged sob

“Oba, vamos economizar energia, Será?”

Tagged sob

“é só mais uns circuitos, não pega nada!”

Tagged sob

É muito comum nos dias de hoje trocarmos com uma certa frequência nossos equipamentos eletrônicos como smartphone, tablet e notebook, para adequá-los às nossas necessidades não é mesmo? Imagino que você faça uma busca para compreender qual o melhor modelo e as melhores configurações e, na sequência, busca um aparelho que esteja dentro do seu orçamento. Estas trocas ocorrem em média a cada 2 anos, dependendo da sua utilização e/ou da sua condição financeira. Durante o tempo em que você está utilizando o seu equipamento é comum fazer algumas limpezas de arquivos desnecessários, como aquelas imagens que já não interessam mais, aplicativos sem uso, além de trocar a capinha e a película protetora. Na verdade, você faz uma manutenção, até poder trocar por um novo. Com o seu carro não é muito diferente, certo? Depois de alguns anos de uso você troca por um modelo melhor e mais novo e, quando vai fazer a troca, sempre faz um planejamento e busca o que melhor lhe atende. Mais econômico, mais espaçoso, mais potente e por aí vai. Durante o tempo em que fica com ele, precisa fazer as manutenções e, a menos que você seja um mecânico, leva o carro em um especialista que vai avaliar todos os possíveis problemas e lhe sugerir as correções.

Com o advento da pandemia, o home office e home schooling aumentaram as necessidades de conforto térmico e acesso à internet. Nesta situação, o sistema elétrico do condomínio foi colocado à prova. Na maioria dos casos, as instalações existentes atenderam às demandas, porém despertou nos síndicos uma atenção especial na manutenção e melhorias.

Tagged sob

Os síndicos estão empenhados na modernização elétrica dos condomínios, adequando suas instalações a uma nova realidade de consumo.

Tagged sob

Os condomínios apostam na modernização elétrica buscando a segurança da edificação e dos usuários, além do conforto, e justamente por isso o processo demanda estudos, uma organização prévia e acompanhamento. O engenheiro elétrico e de segurança Ayrton Barros sugere, na entrevista abaixo e das páginas seguintes, um roteiro aos síndicos que estejam programando fazer esse tipo de investimento no prédio.

Tagged sob

O Anexo K (Atestado de Conformidade das Instalações Elétricas) da Instrução Técnica 01/2019, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, apresenta inúmeros quesitos na parte elétrica que as edificações deverão atender para regularizarem o AVCB (Auto de Vistoria). O engenheiro da área deverá emitir o atestado, acompanhado da devida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), a partir da inspeção visual das:

Tagged sob

Os moradores de um condomínio de alto padrão localizado na zona Norte de São Paulo foram surpreendidos pela falta d’água no reservatório superior depois de uma parada brusca das bombas de recalque. Mas os dois equipamentos do prédio, que operam sob revezamento automático, não estavam quebrados. A origem do problema residia na interligação entre o centro de medição e o quadro elétrico das bombas, afirma a síndica profissional Rosana Nicchio.

Tagged sob

A necessidade de se obter o AVCB, contendo o aval do Corpo de Bombeiros quanto à segurança na prevenção aos incêndios, impulsiona boa parte dos serviços de modernização elétrica nos condomínios. Mas é possível também contratar as adequações em etapas, como no caso do Edifício Lupércio Teixeira Camargo, residencial construído nos anos 60 no bairro de Santa Cecília, região central de São Paulo. O prédio, de 26 unidades, é parte do Conjunto Angélica, que dispõe de outro residencial (Edifício Ignácio Tavares Leite) e de lojas comerciais.

Tagged sob

Após dois anos estudando a modernização elétrica do Condomínio Edifício Pinheiros, situado na zona Oeste de São Paulo, a síndica orgânica Luciana de Oliveira Silva finalmente pôde liberar, em outubro passado, o início do retrofit dessas instalações. Construído há cerca de 70 anos, com 55 unidades (incluindo a antiga casa do zelador), o prédio está sendo adequado para um aumento de carga de 40 para 63 ampères, o que possibilitará a instalação de ar-condicionado nos apartamentos.

Tagged sob

Um trinômio que envolve segurança, a exigência de regularizar a edificação junto ao Corpo de Bombeiros e a necessidade de propiciar conforto aos moradores, através do aumento de carga elétrica distribuída às unidades, tem impulsionado a modernização elétrica das edificações em São Paulo. O processo se constitui em um verdadeiro retrofit quando redesenha o projeto original da construção, apostando em equipamentos e componentes modernos, mais seguros e econômicos.

Tagged sob

O São Nicolau, um dos edifícios residenciais icônicos do entorno da Praça da República, no centro de São Paulo, tombado pelo patrimônio histórico municipal e construído em 1948, também promoveu retrofit elétrico. Todas as instalações foram substituídas e modernizadas.

Tagged sob

Faz exatamente um ano que a Direcional Condomínios noticiou a conclusão da primeira e extensa fase de modernização elétrica do Condomínio Viadutos, no centro de São Paulo, que exigiu, entre outros, a implantação de dois novos centros de medição. Na época, o síndico José Marques disse que precisaria aguardar um bom tempo até reunir o dinheiro necessário à sequência dos trabalhos, com a troca das prumadas.

Tagged sob

O engenheiro eletricista Edson Martinho alerta, na entrevista abaixo, que o tempo maior em que mais pessoas têm permanecido dentro de casa, por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), exige redobrar cuidados com as instalações elétricas.

Tagged sob

Parece enredo de novela o percurso que o corpo diretivo do Condomínio Hyde Park enfrentou nos últimos seis anos para aprovar as obras de regularização e modernização elétrica da edificação entregue em 1979.

Tagged sob

Por mais que uma edificação antiga esteja em dia com a manutenção de suas instalações, chega uma hora em que o sistema como um todo se mostra incompatível e subdimensionado mediante as normas técnicas atuais e o padrão de consumo dos moradores.

Tagged sob

O síndico José Antonio Marques também iniciou o ano aguardando da concessionária de energia a ligação definitiva nos dois novos centros de medição do Condomínio Viadutos, que recebeu uma modernização elétrica parcial em 2019. Aqui, a parte das prumadas ainda não foi contratada, ela virá na sequência, neste ano ainda, pois no Viadutos as estruturas e custos são bem mais robustos.

Tagged sob

É preciso cuidado, pois a instalação elétrica da unidade pode não suportar o aquecedor.

Tagged sob

Neste último verão, entre dezembro de 2018 e março de 2019, a imprensa noticiou a crescente procura por aparelhos de ar condicionado, consequência do forte calor que tomou conta desses trópicos.

Tagged sob

Dados da Abracopel apontam que 536 incêndios ocorreram em edificações brasileiras no ano passado, 80% deles dentro dos imóveis (com 59 mortes).

Tagged sob

Instalações precárias, malconservadas, com riscos de curto-circuito, ou mesmo a sobrecarga na rede elétrica pelo uso incompatível dos equipamentos eletroeletrônicos, estão na origem de boa parte dos incêndios em edifícios no País, ocorrências cada vez mais comuns.

Tagged sob

O retrofit elétrico do Condomínio Grenoble, prédio construído em princípios dos anos 70 na região dos Jardins, em São Paulo, já estava no planejamento do síndico Luiz Roberto de Araújo, que nos últimos sete anos tem realizado inúmeras melhorias na edificação (como a modernização completa dos dois elevadores sociais, além da academia e brinquedoteca, entre outros).

Tagged sob

A modernização do Condomínio Edifício Iraúna, residencial entregue no final dos anos 60 em Higienópolis, São Paulo, deverá chegar neste ano ao conjunto das instalações elétricas do prédio.

Tagged sob

O engenheiro eletricista Edson Martinho tem se dedicado, nos últimos anos, a realizar no País campanhas em favor da segurança das instalações elétricas e de prevenção de acidentes.

Tagged sob

O verao superaquecido vivido neste começo do ano em São Paulo (SP), outrora conhecida como “terra da garoa”, colocou na pauta de preocupações dos síndicos o gap que boa parte das edificações residenciais apresenta para atender à demanda pelo uso de ar condicionado nos apartamentos: Suas instalações não estão dimensionadas para comportar essa necessidade de carga.

Tagged sob

As instalações elétricas de uma edificação envolvem vários componentes e sua vida útil está ligada à qualidade de cada um; à forma como foram dimensionados; e à maneira como são usados. Uma revisão periódica pode melhorar a eficiência energética e evitar acidentes.

Tagged sob

O frio está aí e os aquecedores elétricos podem ser uma boa pedida, desde que o consumidor abra mão dos adaptadores e tenha em sua residência circuitos elétricos de uso exclusivo com tomadas para 20 Amperes. Deve haver ainda proteções adequadas, do contrário, a edificação correrá riscos de incêndio.

Tagged sob

O Brasil tem registrado muitos acidentes com este dispositivo e, somente nos três primeiros meses de 2018, houve pelo menos cinco mortes em decorrência disso.

Tagged sob

Os gestores parecem cada vez mais conscientes da necessidade de incluir a elétrica no escopo das modernizações inadiáveis das edificações.

Tagged sob

Uma dúvida tem surgido em alguns condomínios, segundo relatos colhidos dos gestores: A quem compete pagar a conta da atualização das prumadas que saem do centro de medição e levam a corrente elétrica até as unidades?

Tagged sob

O técnico Ivan Martinez, que atua há cerca de 20 anos com projetos e execução de obras em condomínios, apresenta aos síndicos alguns itens da ABNT NBR 5.410/2008 que merecem atenção e/ou revisão para adequar o prédio a um processo de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros):

Tagged sob

Circulares encaminhadas sistematicamente aos moradores indicam a urgência que a síndica Eliane Bezerra Martins sente para dar andamento aos trabalhos de retrofit elétrico no Condomínio Edifício Tropical, um residencial de 93 apartamentos construído em 1963, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo. Ali, os serviços têm sido contratados por etapa, por limitação orçamentária. Mas eles não podem esperar. E a síndica procurar alertar a todos moradores para que evitem usar aparelhos simultaneamente enquanto o sistema não estiver modernizado. Gestora desde 2014, Eliane vem “apagando incêndios” desde então.

Tagged sob

O ano de 2017 registrou aumento do número de mortes no País causadas por acidentes com eletricidade (choque, raio e incêndios por curtos-circuitos).

Tagged sob

Eles têm sido a origem de muitos casos de incêndio no Brasil.

Tagged sob

Segurança e economia de energia são duas fortes razões para que os síndicos busquem atualizar e/ou adequar as instalações elétricas do prédio.

Tagged sob

Eles envolvem desde a iluminação (interna e externa ao tanque), ao uso de carregadores de celulares e de sistemas de som, passando pelos riscos de raios durante chuvas fortes. Lembre-se: "Os para-raios servem para proteger as pessoas que se encontram dentro da sua edificação, não protegem as pessoas de fora, e a piscina fica na área externa, na maioria dos casos".

Tagged sob

É muito comum nas edificações que os gestores permitam passar fios de sinal (telefonia, TV a cabo e internet) no mesmo caminho dos fios das tomadas, medida que contraria norma técnica e oferece riscos.

Tagged sob

"Com o tempo muitos sistemas são instalados no teto dos prédios. Quais cuidados tomar?"

Tagged sob

Não dá para negar, as crianças atuais são tecnológicas e dependem da energia elétrica.

Tagged sob

Muitos condomínios se preparam para as festas juninas sem planejar a parte das instalações elétricas necessárias para atender o acréscimo de fornos elétricos e de micro-ondas no salão de festas e de iluminação na área externa, entre outros. "E aí começa o perigo!".

Tagged sob

O frio traz a necessidade de comprar aquecedores. Qual o problema? Isso aumenta a potência consumida sem que as instalações elétricas estejam preparadas para a nova carga.

Tagged sob

É possível evitar danos provocados por surtos de tensão da rede elétrica externa sobre os equipamentos do condomínio. De outro lado, edifícios continuam aderindo ao retrofit, até como prevenção.

Tagged sob

Do ponto de vista das unidades, como resultado de um retrofit elétrico com aumento de carga, torna-se indispensável ao condomínio trocar a fiação interna até o disjuntor, além de se instalar o fio terra, destaca o engenheiro eletricista Edson Martinho.

O síndico Luciano Gennari acaba de promover a instalação de sistema de produção de energia fotovoltaica no prédio. O complexo foi foi montado na área da churrasqueira, dotado de componente eletrônico que consolida a energia absorvida. No centro de medição, é feito controle eletrônico da produção diária.

"As águas de março vão embora, mas as descargas atmosféricas continuam."

Tagged sob

Diferente do que propaga o senso comum, choques considerados leves também representam perigo à saúde humana. Saiba quais são as proteções essenciais nas instalações elétricas de seu condomínio.

Tagged sob

"As vezes é importante mudar para melhorar."

Tagged sob

“Há toda a sorte de prestador de serviço, você deve ter cuidado na contratação.”

Tagged sob

Prédios novos, mesmo os residenciais, já têm sido entregues com sistema de aquecimento da água por energia solar. Lei em São Paulo impõe algumas obrigatoriedades. Além disso, Resolução da Aneel libera centrais térmicas de produção de energia nas edificações. Condomínios antigos podem se adaptar.

"O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros requer avaliação da instalação elétrica."

Tagged sob

“Este profissional deve ter conhecimentos de eletricidade para tomar as decisões corretas e não colocar em risco o condomínio ou a instalação como um todo.”

Tagged sob

Balanço sobre incêndios gerados por sobrecargas e curtos- -circuitos em 2015 no País, divulgado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), indicam aumento substancial no número de ocorrências, que passaram de 295 em 2014 para 441 no ano passado (acréscimo de 49%). No total, os acidentes com eletricidade saltaram de 1.222 em 2014 para 1.257 em 2015, 33 deles com morte (contra 20 no ano anterior). Os dados são gerais, para todos os tipos de situações e edificações, e não discriminam os eventos nos condomínios, mas o fato é que a maior parte destes procura empresas de reforma e manutenção elétrica somente nas situações emergenciais, depois que ocorreram curtos-circuitos ou até mesmo incêndio. Ou, ainda, como decorrência das adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros, nas vistorias para expedição ou renovação do AVCB.

Tagged sob

“Além de garantir a segurança, ele participa de outras vantagens.” Confira!

Tagged sob

"Há vários motivos para um retrofit das instalações elétricas"

"Não é só necessário reformar as instalações externas, é necessário avaliar a capacidade instalada".

Tagged sob

"Toda modificação em uma instalação elétrica exige um projeto"

Tagged sob

"Seguem alguns dos cuidados que devemos ter ao contratar uma reforma da instalação elétrica"

Tagged sob

"O tempo de vida útil está diretamente ligado ao uso e à conservação. (...) Pense na sua instalação e reveja quando você fez uma revisão dela. Se foi há mais de cinco anos, está na hora de refazer o processo."

Tagged sob

"A eletricidade possui vários riscos e os profissionais devem conhecê-los"

Tagged sob

“Época de férias é também tempo de cuidado dobrado por parte dos síndicos, pais e equipe de manutenção.”

Tagged sob

“O condomínio pode estar pagando multas de energia sem perceber”

Tagged sob

"O condomínio pode garantir energia de qualidade para os moradores!"

Tagged sob

O engenheiro eletricista e síndico Carlos Reganati desenvolveu um breve "guia" aos seus colegas gestores, mostrando como usar diferentes versões de lâmpadas LED para substituir halógenas dicroicas, incandescentes, compactas eletrônicas de rosca e fluorescentes tubulares. Carlos Reganati atua à frente do Condomínio Castel de Padova, localizado em Perdizes, São Paulo (SP), aonde vem promovendo gradualmente a substituição das lâmpadas, conforme relata abaixo e também na reportagem da edição de abril da Direcional Condomínios.

“A história do LED está apenas começando”, afirma o engenheiro eletricista e síndico Carlos Reganati, que atuou durante anos na indústria da iluminação. Ele acredita que o LED seja “o substituto natural de todas as lâmpadas atuais”. “Como ainda tem preço alto, a prioridade da sua instalação recai sobre os locais onde a luz fica acesa mais horas por dia”, observa.

Tagged sob

"Cuidado, profissional que faz tudo pode ser o seu problema."

Tagged sob

Duas situações mais frequentes têm levado os condomínios a solicitar aumento de carga de energia elétrica junto às concessionárias. Primeiro, o uso cada vez mais arraigado de novos equipamentos no ambiente doméstico, como ar-condicionado ou mesmo aquecedores. Segundo, a identificação de irregularidades graves nas instalações, como cabos com sinais de aquecimento, a presença de caixas inteiras de madeira (contexto inadequado às normas técnicas atuais) ou existência de peças e demais elementos danificados.

Tagged sob

“Dados consolidados pela Abracopel e relativos a 2014 mostram que os acidentes domésticos de origem elétrica vêm crescendo; houve mais de 200 vítimas fatais”

Tagged sob

A necessidade de racionalizar o uso dos recursos naturais no Brasil atinge hoje também o setor energético. Juntamente com a água, a eletricidade tornou-se bem nobre, demandando valorização e economia. O passo inicial de muitos condomínios para atingir a meta de redução do consumo é providenciar o retrofit de suas instalações, por onde evitarão, por exemplo, fuga de energia. A segurança entra como outro quesito importante nesse tipo de obra.

“A criançada nas áreas comuns ou nos apartamentos durante o dia, com o que devemos nos preocupar em relação à eletricidade?”

Tagged sob

Quais tipos de enfeites escolher e como fazer uma instalação segura para os condôminos?

Tagged sob

"A instalação elétrica deve ser concebida e construída de maneira a excluir qualquer risco de incêndio de materiais inflamáveis, devido a temperaturas elevadas ou arcos elétricos. Além disso, em serviço normal, não deve haver riscos de queimaduras para pessoas e animais".

Tagged sob

“Quão grosso um fio deve ser para ligar um equipamento no prédio, no apartamento?”

“É muito perigoso conviver com uma instalação elétrica mal cuidada, pois os efeitos podem ser do incêndio a choques elétricos fatais.”

“Você sabia que a instalação elétrica também envelhece? Pois é, essa estrutura é formada por componentes, que sofrem com a ação do tempo. Sofrem de diversas maneiras.”

Projetando-se o consumo mensal de dez pontos de luz do condomínio ao longo do mês, síndico observa que economia pode chegar a R$ 88 na substituição de lâmpadas antigas pelas de tecnologia moderna.

Tagged sob

O mercado das lâmpadas incandescentes no Brasil está sofrendo um duplo impacto. Primeiro ele veio através da Portaria Interministerial 1007, baixada em conjunto pelos Ministérios de Minas e Energia, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, em 2010. A medida fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização desses produtos, contagem que começa a entrar em sua reta final. O prazo para proibição total das incandescentes fora do padrão é 2016, sendo que, desde o final do mês passado, as de 60 W em desacordo com os quesitos começaram a ser banidas.

Tagged sob

"Fio Terra, o cinto de segurança da sua instalação elétrica , pois atua para proteger as pessoas e animais de acidentes."

“A proteção do seu equipamento eletrônico e do patrimônio passa por um simples DPS.”

Tagged sob

"O choque, que é a passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, pode ser fatal mesmo em pequenas descargas."

“Há muito mais requisitos para uma instalação elétrica segura do que uma simples tomada.”

No artigo de inauguração desta coluna, falamos da importância da verificação periódica da instalação elétrica (de cinco em cinco anos), com o propósito de avaliar as condições da rede e de seus componentes em relação ao uso. Nesta avaliação deverão ser observados os equipamentos utilizados e, principalmente, as condições dos componentes.

Tagged sob

Vamos imaginar nossa casa há alguns anos atrás. Ou melhor, há alguns bons anos atrás, cerca de 20, por exemplo, na metade dos anos 1990. Agora tente lembrar o que havia de eletroeletrônicos? Uma geladeira, máquina de lavar roupas, uma ou duas televisões, micro-ondas, um ou dois chuveiros elétricos de 4.400 Watts, um computador de mesa com impressora e alguns outros eletrodomésticos, que eram usados de vez em quando.

Tagged sob

Realizar inspeção e manter ajustes periódicos no sistema elétrico da edificação contribui para o consumo racional de energia e maior segurança de moradores e visitantes. Muitos acidentes de origem elétrica no País ocorrem por falta de manutenção.

A saúde está em foco quando o assunto é a caixa d’água do condomínio. E isso envolve não apenas aspectos como a potabilidade mínima da água, bem como as instalações prediais, as quais devem assegurar a vedação dos reservatórios, protegendo-os tanto de contaminantes externos (como animais), quanto de infiltrações das canalizações de esgoto, por exemplo.

O sistema de iluminação requer atenção, mas está entre os itens mais esquecidos pelos condomínios, lamenta o engenheiro civil e consultor Rodrigo de Oliveira Vieira. Muito antes de se trocar uma lâmpada queimada, comenta, é preciso definir quem fará a manutenção preventiva e corretiva do sistema, observando o quadro de iluminação, a situação dos seus disjuntores e a da fiação. “Uma lâmpada mal rosqueada consome mais energia. Às vezes, o problema é o bucal e a troca deve ser feita antes que ela queime”, detalha.

Desgaste pela ação do tempo e uso, edição de novas normas e leis, necessidade de modernização, além do funcionamento intermitente: esse é o contexto que coloca os elevadores no topo das prioridades e exige dos síndicos uma noção mínima de manutenção, conforme roteiro apresentado aqui pela Direcional Condomínios.

EVITE EXPLODIR ORÇAMENTO E A PACIÊNCIA

Falta d’água é, sem dúvida, um grande transtorno. Por isso, garanta que os sistemas de bombeamento recebam atenção na parte hidráulica e nos comandos elétricos.

A manutenção dos sistemas ou aparelhos de ar-condicionado, individuais ou alimentados por uma central, protege a saúde das pessoas e assegura a vida útil prevista para os equipamentos.

As estruturas construtivas são feitas para durar, por isso recebem acabamentos que as protegem, como a pintura e a impermeabilização. Abandonar sua manutenção e atualização é matá-las um pouco a cada dia, analisa em entrevista Alexandre Luís de Oliveira, engenheiro civil com ampla atuação no segmento.

Entenda como funciona o processo de aumento de carga em uma edificação, de acordo com os especialistas, entre eles o engenheiro Valdir Gadioli, e a AES Eletropaulo:

Tagged sob

Para quem não é do ramo, o sistema elétrico de um condomínio pode parecer algo bastante complexo. Mas o especialista Valdir Gadioli, sócio da Exclusiva Engenharia, ajuda a compreender como funciona:

Até um ano atrás, os Edifícios Málaga e Maiorca, no Campo Belo, em São Paulo, sofriam com variações e quedas de energia. A síndica Aurora Rahal chamou um especialista, que identificou sobrecarga, inclusive com risco de incêndio. O sistema elétrico do empreendimento de 30 anos, com 60 apartamentos, não dava mais conta de atender à demanda dos moradores. Foi feito, então, um pedido de aumento de carga junto à AES Eletropaulo para que o empreendimento recebesse mais energia, além da reforma necessária no sistema elétrico, para suportar o incremento.

Tagged sob

A expansão do uso dos equipamentos eletroeletrônicos torna insuficiente a atual carga de energia elétrica recebida por muitos condomínios residenciais dos grandes centros urbanos.

Tagged sob

As novas edificações dos grandes centros urbanos têm sido preparadas para operar com medição eletrônica centralizada do consumo de energia elétrica, em que a leitura do consumo mensal de cada unidade condominial, em comércio ou residência, seja feita de maneira remota, através da transmissão de dados via cabo, radiofrequência, bluetooth etc. Entretanto, prédios com cerca de 30 anos têm aproveitado momentos de reforma e atualização de suas instalações elétricas para aderir ao novo sistema, que permite leituras em tempo real.

Tagged sob

Quase uma minicidade, o Conjunto Habitacional e Comercial Vila Mariana apresenta problemas compatíveis com seu tamanho: o condomínio misto, localizado na Vila Mariana, em São Paulo, tem 931 apartamentos, 51 lojas, oito blocos de apartamentos e uma população estimada em três mil pessoas. O edifício mais antigo do condomínio foi construído há 42 anos. Não é de se estranhar que as instalações elétricas necessitassem de reforma.

Tagged sob

AUMENTO DE CARGA PEDE AJUSTES POR SEGURANÇA E ECONOMIA

Novas edificações já podem receber cabos elétricos, de telefonia e de internet em um mesmo conduto, desde que projetadas para isso. As demais, no entanto, devem passar por uma reforma geral de suas instalações para atender ao maior uso dos equipamentos eletroeletrônicos. Ajuste depende de aprovação da concessionária.

Tagged sob

Além da necessidade do aumento de carga, atualmente os condomínios dispõem de equipamentos elétricos mais modernos e que auxiliam na economia de energia. É o caso dos sensores de presença e das lâmpadas fluorescentes compactas.

Tagged sob

A melhor maneira de evitar problemas é procedendo a uma cuidadosa manutenção preventiva. “Ela evita danos futuros em todas as instalações elétricas”, opina o engenheiro eletricista Rodrigo Costa dos Reis. Alguns dos procedimentos necessários são reapertos de terminais e limpeza de contatos. A presença de cupins nas partes de madeira dos centros de medição também é comum. É indicada uma revisão periódica nesses centros. “Os cupins comem até as capas dos fios”, conta. Na opinião de Rodrigo, o ideal é fazer a manutenção preditiva, ou seja, a troca dos equipamentos antes de quebrarem. “Os condomínios, principalmente residenciais, não têm cultura de manutenção. Custa muito mais caro consertar do que manter”, completa.

Tagged sob
Pagina 1 de 2

Anuncie na Direcional Condomínios

Anuncie na Direcional Condomínios

Assine nossa newsletter