E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O conceito de multipropriedade imobiliária surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 60 através do termo "time sharing", que significa em português "tempo compartilhado". Aquele país estava passando por um momento de recessão econômica em decorrência do período pós-guerra para permitir o uso compartilhado das casas de veraneio.

"O valor dos honorários deve ser pago pelo condômino inadimplente, haja vista que é a própria inadimplência que gera a necessidade da contratação de assessoria especializada em cobrança e a transferência deste custo para o condomínio seria onerá-lo duas vezes."

Viver em condomínio traz muitas vantagens, com área de lazer interna (piscina, academia, quadras esportivas), segurança e praticidade. Por outro lado, a vida em condomínio exige do morador o cumprimento de deveres e obrigações legais. O período de adaptação para quem nunca morou em condomínio pode ser difícil e requer muita paciência.

Antes de entrarmos no assunto principal, precisamos esclarecer qual a função do síndico, seja ele morador ou profissional.

A possibilidade de venda das superfícies superiores ou inferiores dos prédios através do registro do direito real de laje abre para os condomínios edilícios a possibilidade de captar recursos para investir em outras partes do próprio condomínio, aumentando inclusive o valor de mercado das suas unidades.

Muitos empreendimentos optam pela implantação de apartamentos estilo garden nos condomínios, os quis valorizam o espaço térreo das edificações e são ótimos atrativos para aqueles consumidores que buscam a segurança de morar em um condomínio e a comodidade de ter um apartamento que muitas vezes se assemelha a uma casa.

Dentro dos condomínios, assim como ocorre em qualquer ambiente onde exista comunidade, teremos pessoas com anseios, temperamentos e posturas totalmente diferentes. E, como toda e qualquer comunidade, teremos regras que, se forem descumpridas, serão convertidas em penalidades.

Em tempos de crise econômica, o principal vilão de muitos condomínios é a inadimplência nas cotas condominiais. Com o aumento do desemprego e da inflação, muitos condôminos podem se tornar inadimplentes.

Existem condomínios em São Paulo que abrigam milhares de pessoas, são condomínios que podem ser considerados pequenos bairros, a exemplo do Edifício Copan, localizado no centro da cidade, onde residem cerca de 2 mil pessoas, número maior que de alguns municípios do Estado, como Santa Clara D'Oeste, Turmalina e Paulistânia.

É comum, principalmente em grandes condomínios, que além do síndico, os condôminos optem pela composição de subsíndicos e de um conselho fiscal. Assim, para a reunião destes membros, dá-se o nome de corpo diretivo do condomínio.

O que é a pirâmide condominial, para que serve e como preenchê-la corretamente?

Inicialmente, cumpre esclarecer que o pagamento da cota condominial é um dever previsto no Inciso I do Art. 1.336 do Código Civil:

Em alguns condomínios torna-se necessária a instalação de tanque de combustível para alimentação do gerador de energia. Mas o recipiente precisa ser disposto em local adequado e possuir características que não coloquem em risco os funcionários, condôminos e visitantes no caso de um acidente.

Neste texto, analisamos situações em que é viável a utilização de churrasqueiras em áreas privativas do condomínio, bem como aquelas em que esse uso deve ser vetado.