Controle de Pragas

Mostrando itens por tag: Controle de Pragas

Todo condomínio deve estar atento ao controle de pragas durante o ano inteiro, como observa o biólogo Sérgio dos Santos Bocalini, especialista em Entomologia Urbana e vice-presidente executivo da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas). Na primavera, em especial, é imperativo que o calendário de dedetização esteja em dia, uma vez que a estação quente e úmida favorece a reprodução de muitas espécies, e que no verão ocorrem as infestações.

Tagged sob

Vice-presidente executivo da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), o biólogo Sérgio dos Santos Bocalini dá dicas para escolher bem a prestadora de serviços. Confira.

Tagged sob

Com o aumento da população de gatos nos apartamentos, os síndicos têm registrado entupimentos causados pelo descarte inadequado do granulado de areia da caixinha do pet na tubulação de esgoto.

Tagged sob

As temperaturas elevadas desta época do ano favorecem o surgimento de revoadas de insetos que trazem problemas às instalações dos prédios (caso de siriris ou aleluias, reprodutores dos cupins de solo e de madeira) e à saúde (como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zica e chikungunya).

Tagged sob

O calor excessivo fora de época registrado na primeira quinzena de setembro de 2020 em São Paulo provocou aumento expressivo no número de reclamações pela infestação de pernilongos do gênero Culex nas regiões Sul e Oeste da Capital, atingindo especialmente bairros próximos às margens do Rio Pinheiros. Nas 2 primeiras semanas do mês, o canal 156 da Prefeitura recebeu 500 solicitações de serviços como nebulização.

Tagged sob

As chuvas do verão que se aproxima poderão colocar à prova o controle de pragas e a desobstrução de tubulações no prédio. Há condomínios que vêm optando por contratos integrados para evitar riscos, incluindo a desinfeção das caixas d’água e, em alguns casos, o “luxo” de estender serviços às unidades.

Tagged sob

Os síndicos, por uma questão de manutenção preventiva, asseio e higiene, devem programar no condomínio, pelo menos a cada seis meses, os serviços de:

Tagged sob

A imagem de um rato acionando o alarme de incêndio de um prédio em Washington, nos Estados Unidos, agitou as redes sociais em setembro passado. O edifício foi evacuado e os bombeiros chamados antes que se descobrisse a origem do incidente. Afora os riscos de doenças, está aí um exemplo inusitado dos transtornos causados pelas pragas e vetores nas edificações. Surpresas com entupimentos também tiram o sossego dos gestores e podem ser evitadas com prevenção.

Tagged sob

Uma temporada explosiva, que associa calor e chuvas excessivas, põe os condomínios em alerta para intensificar ações preventivas contra a proliferação de insetos (Aedes aegypti e cupins), aracnídeos (escorpiões), quirópteros (morcegos) e roedores, bem como contra os riscos de entupimentos.

Tagged sob

Algumas capitais brasileiras vêm registrando aumento dos casos de dengue, antes mesmo da chegada do verão.

Tagged sob

Devido às mais variadas características construtivas e localizações, diversos tipos de condomínios acabam sofrendo problemas com vetores e pragas urbanas. É possível observar nesses empreendimentos muitos locais que possibilitam o acesso e abrigo de diferentes tipos de pragas urbanas, além da disponibilidade de alimento, que pode ser encontrado de forma direta ou indireta por estes animais.

Tagged sob

Grandes ameaças aos condomínios, ratos, baratas, cupins, mosquitos, formigas, moscas, pombos, percevejos e escorpiões são nocivos à saúde e ao patrimônio. Eles estão entre os mais comuns dos animais sinantrópicos, que convivem com o homem.

As pragas urbanas podem gerar sérios danos ao patrimônio, atingindo a edificação, o mobiliário, os aparelhos eletroeletrônicos ou mesmo jardins e plantas ornamentais, alerta Francisco José Zorzenon, biólogo e diretor Técnico da Unidade Laboratorial Referência em Pragas Urbanas do Instituto Biológico de São Paulo. O especialista defende que o síndico invista sistematicamente em soluções adequadas para o controle de pragas e não apenas quando identifica sua presença ou infestação. Algumas espécies de insetos, como as formigas e os cupins, são ativas durante o ano todo, ressalta.

Tagged sob

Aposta na sustentabilidade e na saúde ambiental

Tagged sob

Baratas, ratos, mosquitos, cupins, pulgas, formigas e ainda pombos e morcegos. A presença desses insetos e animais pode trazer inúmeros transtornos para o condomínio. Por isso, a prevenção é a melhor arma contra as pragas. Para André Luís Cipriani, gerente comercial da Impacto, o correto seria o condomínio fazer o controle de pragas a cada 90 dias. “O mais comum é o condomínio fazer o procedimento no verão e só repeti-lo no ano seguinte, já que no outono e no inverno a incidência das pragas diminui”, informa.

Tagged sob

Não oferecer comida aos pombos e proteger com telas ou outros artifícios os locais onde eles possam se abrigar, ajuda a diminuir a população de pombos de um local.

Tagged sob

Ao orçar serviços de controle de pragas para o condomínio, o síndico não pode se deixar levar pela tentação de contratar o mais barato. “Insistimos para que o condomínio não procure empresas sem licença. Há riscos de um profissional mal preparado diluir um veneno, erroneamente, ou usar, em ambientes fechados, produtos que não são indicados para isso”, orienta Ado de Castro Bechelli, diretor do núcleo 2 do Centro de Vigilância Sanitária. Outra garantia para obter um serviço de qualidade é verificar se a empresa é associada à Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG). Anote algumas dicas da APRAG para contratar certo:

Tagged sob

Dedetização é um assunto sério e, realmente, só deve ser feita por técnicos habilitados.

Tagged sob

Ratazanas, ratos de telhado, camundongos. É possível encontrar ratos dentro dos apartamentos e das áreas comuns dos condomínios. Saiba os hábitos desses animais e como evitar sua indesejada presença.

Tagged sob

Anuncie na Direcional Condomínios

Anuncie na Direcional Condomínios

Assine nossa newsletter