E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Administradora por formação e no mercado condominial desde 2009, atuo hoje como gerente administrativa de um condomínio-clube com 400 apartamentos, localizado em São Paulo. Desde a promulgação da Lei 13.709, de 14 de agosto de 2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tivemos a preocupação de estudar e entender o alcance de nossas responsabilidades quanto aos dados que armazenamos e tratamos diariamente. Isso, apesar de, na época, muitos pensarem que a lei não atingiria os condomínios. No entanto, diante do que apuramos, percebemos a necessidade de irmos nos preparando para o que seria exigido a partir da entrada em vigor da Lei, em agosto de 2021.

A gerente administrativa Karina Pravatti, que atua em um condomínio-clube na zona Norte de São Paulo, já teve que cancelar o içamento de um grande espelho para um apartamento que passava por reforma. Motivo: A empresa contratada não dava quaisquer garantias sobre a execução do serviço. Confira na entrevista abaixo os cuidados que devem ser tomados nessas situações.