E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nesses quase oito anos de sindicatura posso te contar que a descentralização e a transparência representam o melhor caminho para o sucesso de uma gestão no condomínio.

Do meu andar, eu percebia o elevador chegando só pelo barulho das peças que batiam. É lamentável, mas comum encontrarmos elevadores assim nos edifícios. Aconteceu comigo logo que assumi a sindicatura profissional, os elevadores do prédio estavam em péssimo estado e sem a emissão obrigatória do RIA (Relatório de Inspeção Anual) havia anos!

Independentemente se orgânico ou profissional, o síndico precisa atuar junto com o conselho, ser transparente, seguir a Convenção e o Regimento Interno, buscar resultados para o todo, e comunicar as suas ações aos condôminos diariamente. Do contrário, sua omissão poderá trazer o caos ao condomínio.

Piso em ardósia revitalizado resgata imponência e leveza do ambiente.

A academia do prédio em que moramos deve proporcionar conforto e gerar sensação de prazer e vontade de praticar o treino quando chegamos lá. O ideal é dispormos de um ambiente claro, limpo, organizado, bem equipado e com regras claras de convivência. Mas nem sempre é isso o que acontece, infelizmente.

Em nosso dia a dia cheio de conexões nos apps, como o WhatsApp, nos caminhos do GPS e em nossa agenda cheia de post its, devemos parar e trazer de volta o olhar humano que talvez alguns tenham perdido ao longo dos tempos. É preciso voltar a olhar quem é nossa equipe de trabalho e como estão vivendo no dia a dia do edifício, regatar o olho no olho que perdemos para nossos funcionários.

As garagens são, como diz o nosso velho e bom dicionário Aurélio, lugar destinado a abrigar. Mas neste detalhe de abrigar, os síndicos precisam impor limites e ordem.

Com diversos modelos disponíveis no mercado, o carrinho de compras é um acessório necessário nos condomínios e que faz diferença no dia a dia para o conforto e praticidade dos moradores.

A obrigação do síndico é conservar e valorizar o patrimônio do condomínio e isso inclui providenciar serviços de zeladoria, tema que temos desenvolvido neste espaço de coluna. Vamos olhar, por exemplo, como estão os azulejos das áreas comuns do condomínio?

São muitos os trabalhos e responsabilidades de um síndico(a), mas não se pode deixar de lado outro importante objetivo desta gestão: A conservação e a valorização dos bens patrimoniais do condomínio. A preservação do patrimônio ainda é pouco valorizada pelo brasileiro, acostumado com "o deixa para depois", "alguém faz" ou, ainda, com o modelo do consumismo "melhor trocar do que mandar arrumar".