E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A legislação e Instruções Técnicas de prevenção e combate a incêndio no Estado de São Paulo determinam a necessidade de recarga anual dos extintores, além do teste hidrostático nas mangueiras, dentro do mesmo período. Falhas ou irregularidades nesses serviços são observadas regularmente durante inspeções nos condomínios.

Em recente vistoria a um condomínio em São Paulo, o consultor de riscos Carlos Alberto dos Santos testemunhou o caso de uma diarista que, ao se esquecer das chaves do apartamento onde trabalharia, pegou uma escada largada na área comum por um prestador de serviços.

Em geral, a administração do condomínio se abstém de interferir no padrão das instalações internas às unidades, mas algumas delas, se feitas de maneira inadequada, podem colocar em risco o abastecimento ou, pior, a própria integridade das pessoas e instalações do prédio. O gestor de riscos Carlos Alberto Santos recomenda que os síndicos orientem os moradores sobre como contratar serviços para a ligação dos aquecedores a gás dos apartamentos.

A luz piloto compõe a lista dos vários equipamentos do condomínio que devem atender a normas de segurança estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores.

Quando o síndico obtém aprovação do projeto de adequação para o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), ele deve providenciar as correções conforme o documento avaliado pela corporação. Depois disso, durante a vistoria oficial, poderá haver surpresas, com pedidos de adequações adicionais e custos extras. O consultor da área de riscos, Carlos Alberto dos Santos, fala a seguir dos gastos relacionados ao processo.

Nesse período que antecede o Natal, muitos condomínios estão providenciando a decoração de suas fachadas, halls, vasos e jardins com enfeites luminosos. A maioria, entretanto, faz as instalações sem qualquer planejamento, de forma improvisada, gerando riscos de incêndio e também de sobrecarga em quadros elétricos.

Apesar da proibição legal, muitos condomínios em São Paulo permanecem com o uso de botijões de 13 kg no interior dos apartamentos, colocando em risco a segurança do empreendimento e, principalmente, das pessoas.

O descumprimento à norma técnica ABNT NBR 6493/1994 pode gerar falhas e consequências graves quando da instalação de aquecedores a gás em piscinas se não houver atenção por parte do instalador, principalmente nos apartamentos, pois, em alguns casos, as tubulações se encontram dentro da parede.

A NBR 5.626, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), determina que nas instalações prediais de água fria a pressão estática máxima da mesma não ultrapasse a 40 m.c.a. (metros de coluna d’água).

A Brinquedoteca é um espaço para que as crianças possam brincar e interagir com os materiais disponíveis no local ou trazido pelos pais, porém, é muito importante que este local receba uma atenção especial por parte dos síndicos e gestores, e que ofereça sempre segurança.

Tanto a Lei 4.591/1964 quanto o Código Civil brasileiro (Lei 10.406/2002), que regulam direitos e obrigações no âmbito dos condomínios, estabelecem a obrigatoriedade da contratação de seguro. Este deve cobrir toda edificação contra o risco de incêndio ou outro evento que possa causar destruição total ou parcial das instalações seguradas.

Comportamentos inadequados de moradores e funcionários ou também o desleixo de síndicos e zeladores geram desperdícios e riscos de acidentes constantes nos condomínios. Segundo o consultor da área, Carlos Alberto dos Santos, muitos gestores ainda não se sensibilizaram para essa realidade, conclusão a que ele chega com base nos diagnósticos realizados em condomínios e nas palestras que vêm ministrando em São Paulo e municípios da região metropolitana.

A dengue representa hoje um dos principais problemas de saúde pública não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Portanto, é muito importante a conscientização das pessoas, colaborando pelo combate da doença. O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, mostra altíssima capacidade de adaptação ao ambiente criado pelos hábitos da população.