Notícias

Reconhecida pela Fundação Vanzolini e supervisionada por professores universitários, a avaliação exige um mínimo de 80% de acerto para aprovação.

Depois de realizar com sucesso 4 encontros do Curso de Qualidade no Atendimento, a Direcional irá promover agora o Treinamento em Vendas para as equipes das empresas anunciantes. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Síndicos orgânicos ou externos, além de gestores de condomínio, corretores de imóveis, advogados e conselheiros, entre outros, terão um workshop exclusivamente preparado para desenvolver o tema da comunicação no ambiente condominial.

O advogado Cristiano De Souza Oliveira, especialista na área de condomínios e de mediação de conflitos, fará palestra sobre a presença de animais em condomínios no próximo dia 9 de agosto de 2018, a partir das 19hs, em São Paulo (Capital).

O evento acontecerá na Subseção da OAB-SP do bairro do Ipiranga, zona Sudoeste da Capital Paulista. As inscrições são gratuitas, mas os organizadores solicitam aos interessados a doação de um quilo de alimento não perecível, a ser entregue na recepção da entidade, no dia do evento. As vagas são limitadas.

Mais informações abaixo, em Serviço.

O advogado Cristiano De Souza Oliveira é consultor jurídico condominial, Secretário-Geral da Associação dos Advogados do Grande ABC, membro da Comissão de Direito Condominial da OAB-SP e presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB de Santo André. É Conciliador e Mediador Privado, palestrante no setor condominial, Mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação, autor do livro "Sou Síndico, E agora? Reflexões sobre o Código Civil e a Vida Condominial em 11 lições", editado pelo Grupo Direcional. Faz parte de Grupo de Excelência de Estudos Condominiais (GEAC) do Conselho Regional de Administração de SP. É Conselheiro da Associação Comercial de SP - Distrital Centro. Na entidade, atua ainda como membro do Conselho de Estudos de Resolução de Conflitos Empresariais e do Conselho do Setor de Serviços. É colunista de sites e revistas especializadas.

Serviço

Palestra: Animais em Condomínio

Data: 09/08/2018 (quinta-feira)
Horário: A partir das 19hs
Local: Casa da Advocacia e da Cidadania do Ipiranga – Rua dos Patriotas, 701
Informações e Inscrições: Tel. (11) 2069-8120 / 8022; email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A 1ª ABAECON RUN terá o apoio da Direcional Condomínios e pretende mobilizar os empreendimentos para levarem o maior número de participantes aos Parques Cândido Portinari e Villa Lobos, na zona Oeste da Capital Paulista.

Confira algumas alternativas para que a entrada de veículos do seu imóvel esteja de acordo com a nova legislação paulistana (SP).

Levantamento do Secovi-SP junto ao Tribunal de Justiça mostra diminuição no número de ações judiciais em maio de 2018 por falta de pagamento do condomínio (37%) e de ações locatícias (8,8%) em relação ao mês anterior.

Quem mora ou planeja morar em condomínio já tem em mente problemas com animais de estimação. Isso porque, de lugares que não aceitam bichinhos até aqueles que permitem, mas possuem suas normas, todos parecem ter algum tipo de polêmica com o tema.

Um foragido do sistema prisional está entre os suspeitos.

Algumas medidas de precaução são importantes para evitar ações criminosas.

A tecnologia está aí para ajudar a humanidade em suas pequenas falhas; dentre elas, a da segurança. Alarmes, câmeras, monitoramento, tudo é válido e extremamente útil em períodos de férias como este. Mas, mesmo assim, os assaltos a condomínios têm persistido nos noticiários. Para quem vive nesses lugares, as regras de prevenção continuam as mesmas, mas o fato é que a portaria remota chegou para trazer modernidade, flexibilidade e segurança ainda mais reforçados.

A tecnologia facilita a vida e, desde quando surgiram os aplicativos de locação de imóveis, além de simplificar permitiu também reduzir custos de quem vai viajar e precisa de hospedagem ou mesmo para quem procura locação temporária. Embora seja uma opção de renda para proprietários de imóveis, essa modalidade também pode ser um problema para condomínios.

Um juiz da 42ª Vara Cível de São Paulo decidiu que um condomínio não pode impedir que seus moradores utilizem os apartamentos para locação do aplicativo Airbnb senão por alteração na Convenção. No entanto, o tema ainda divide juristas brasileiros.

O evento ocorrerá no próximo dia 28/06/2018, a partir das 18h30, na sede do CRA-SP. Organizado pelo GEAC (Grupo de Excelência em Administração de Condomínios), a palestra será gratuita.

Você que mora ou morou em condomínio já imaginou um dia ter sua conta ou veículo bloqueados em razão de um processo que nem sabia existir? Ou ficar impossibilitado de usar seus cartões etc.? O risco existe em razão da inovação legal quanto à citação processual, introduzida pelo novo Código de Processo Civil.

Brasil deve atingir 2GW de energia instalada até o final deste ano. Condomínios podem ser beneficiados por programas de crédito especiais para o sistema.

Evento acontecerá no próximo dia 19/06, a partir das 19h, na Seccional Pinheiros da OAB-SP.

Se você é síndico ou cuida da administração de um condomínio, esteja atento aos ditames da nova legislação, que visa a reduzir os acidentes nas vias e dentro das dependências do prédio. Sancionada em 23 de janeiro deste ano, Lei 16.809 deverá entrar em vigor em SP (Capital) no próximo mês de julho.

A Lei nº 16.809/2018, publicada em 23 de janeiro de 2018, com abrangência em todo Município de São Paulo, dispõe sobre a obrigatoriedade de sinalização especial nos portões eletrônicos, estabelecendo o prazo de 6 (seis) meses a contar da data da publicação para adequação à nova norma.

Com o objetivo de reduzir a quantidade de acidentes e atropelamentos, a nova Lei busca a implantação de um processo de entrada e saída de veículos mais previsível, a fim de alertar os pedestres sobre a saída do veículo da garagem, reduzindo assim as chances de que haja algum acidente.

De acordo com o novo dispositivo, os portões não devem ultrapassar o alinhamento do edifício, penetrando em área que pertence à calçada, e passa a ser obrigatório o uso de sinalizadores sonoros e luminosos nos portões automáticos e cancelas da cidade. O sensor deve ter o potencial para identificar quando pessoas ou outro veículo estiverem passando. Os sinais luminosos devem entrar em ação 15 segundos antes de o portão iniciar seu movimento, o qual sempre terá que abrir e fechar para o lado de dentro, evitando tomar espaço na calçada.

Caso o condomínio deseje instalar outro meio de controle de acesso, não utilizando portões de correr para o lado, nem portões que abram para o interior da garagem, a nova Lei estabelece a necessidade de instalação de sinalizadores visuais/sonoros ou sensores que não permitam a abertura do portão enquanto o pedestre estiver passando pelo local.

A fiscalização a respeito do cumprimento da lei ainda não teve início, porém, desde já é importante a busca pela regularização, considerando que o condomínio infrator, ficará sujeito as seguintes penalidades: advertência, multa no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), que poderá ser reaplicada a cada 30 (trinta) dias até o efetivo cumprimento da legislação.

Danielly Tonon

Advogada sócia da MSMV Advogados, graduada pela Universidade São Judas Tadeus e pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela EPD (Escola Paulista de Direito). Atua nas áreas de Direito Civil, Consumidor e Consultoria Jurídica de Condomínios.
Mais informações: www.msmv.com.br; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A 21ª edição da maior feira de segurança na América Latina foi realizada em São Paulo entre os dias 22 e 24 de maio e recebeu 45 mil visitantes.

A Exposec, maior feira latino-americana de segurança eletrônica, foi aberta ao público nesta terça-feira (22/05) no São Paulo Expo, em São Paulo.

Terça, 22 Maio 2018 00:00

Direcional Condomínios na Exposec 2018

Escrito por

A maior feira de segurança da América Latina, a 21ª Exposec, foi aberta hoje (22/05) em SP, Capital. A Direcional Condomínios está acompanhando todas as novidades do setor, a partir de seu estande, localizado na Rua 700.

Solenidade de abertura ocorrerá às 12h30 no Pavilhão 5 do São Paulo Expo e contará com as principais entidades dos segmentos de segurança eletrônica, privada, pessoal, pública, patrimonial e empresarial. A revista Direcional Condomínios será uma das expositoras, no Estande 740, Rua 700.

Evento gratuito acontecerá no dia 25/5/2018, na sede do Secovi-SP. Serão abordadas normas regulamentadoras, normas técnicas da ABNT e o AVCB.

Logo que o verão vai embora, a piscina acaba sendo um espaço de lazer da casa menos utilizado. Mesmo assim, a piscina continuará contendo água e precisa de limpeza e manutenção adequadas.

Expositores e palestrantes apresentarão soluções que podem tornar cidades e condomínios inteligentes, com produtos nas áreas de vídeo monitoramento, identificação facial dos indivíduos, controle e identificação de veículos, entre outros.

Expositores mostrarão o impacto da IoT na segurança com soluções para transporte, rastreadores movidos à energia solar, até controles de acesso em prédios e cidades inteligentes.

Na madrugada deste dia 8 de maio, em que se completou uma semana do desabamento do prédio do Largo do Paissandu, a cidade de SP voltou a registrar novo incêndio em um prédio, desta vez num condomínio residencial da Rua Haddock Lobo, esquina com a Av. Paulista.

A Seccional Pinheiros da OAB-SP, em São Paulo (SP), promoverá, no próximo dia 15 de maio de 2018, um encontro sobre "Conflitos em Condomínios: Drogadição e a utilização de métodos consensuais. Mediação e justiça restaurativa".

A revista Direcional Condomínios visitou nesta quinta-feira (19/04/2018) a fábrica da Elevadores Otis em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A equipe da Direcional foi recebida pelo presidente da empresa para a América do Sul, Julio Bellinassi, e o gerente sênior do centro de modernizações da empresa, Edilson Rosin. A empresa já disponibiliza no mercado modelos de comandos que podem ser acessados remotamente pelo seu centro de operações para correção à distância de alguns tipos de problemas.

A Otis, com 110 anos no Brasil, marca o legado de inovação tecnológica da empresa e seu lugar na vida de milhões de pessoas que se deslocam todos os dias pelos milhares de edifícios comerciais e residenciais do Brasil e América Latina. A Otis, que opera no Brasil como Elevadores Otis, é uma subsidiária da United Technologies Corp. (NYSE: UTX).

O Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de São Paulo (Sindifícios) possui em sua sede um setor que recoloca o trabalhador no mercado de trabalho da Capital paulista, por meio de vagas disponibilizadas pelas administradoras à entidade. A maioria delas deixa claro sua preferência àqueles trabalhadores que já se capacitaram nos cursos de aperfeiçoamento profissional do Sindicato e que possuem alguma experiência em condomínio.

Nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio de 2018 acontece o 2º Congresso Nacional de Síndicos, evento destinado a síndicos profissionais e administradoras de condomínios, promovido pela Conasi (Confederação Nacional dos Síndicos do Brasil).

Nos próximos dias 22 a 24 de maio, em São Paulo (SP), a revista Direcional Condomínios estará novamente como expositora da Exposec 2018, maior feira de segurança do Brasil. Em um estande maior, localizado na Rua 700 (no 740), a Direcional irá receber os players que atuam com sistemas de segurança voltados para as edificações, como fornecedores e instaladores, além dos síndicos e gestores prediais.

Criado em 2015, o GEAC (Grupo de Excelência em Administração de Condomínios), do Conselho Regional de São Paulo (CRA-SP), tem entre seus objetivos buscar o aumento da qualidade dos serviços prestados pelas administradoras de condomínios e síndicos, bem como a valorização e o reconhecimento da importância de ambos para que os condomínios tenham uma gestão transparente, ética e segura.

Profissional é responsável cível e criminal por todo controle da verba do condomínio e deve equilibrar o fluxo de caixa.

A obrigação vale para os projetos de edificação protocolados a partir desta semana, mais precisamente de 10/04/2018, e envolve banheiros destinados ao público, como os de salões de festas, piscinas, academias e churrasqueiras dos condomínios residenciais, entre outros.