E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Esse artigo apresenta os requisitos normativos para garantia da segurança, acessibilidade e ergonomia de equipamentos de recreação.

Requisitos normativos para a garantia da segurança, durabilidade e acessibilidade de playgrounds.

Recentemente abordamos a situação do ático das edificações, na questão da ancoragem, no artigo: Sistema de ancoragem para manutenção das fachadas das edificações.

As fachadas fazem parte do sistema de vedações verticais de uma edificação e devem ser tratadas de forma bastante rigorosa pelo síndico, devido ao grande impacto que elas trazem na vida dos usuários no desempenho da edificação.

Sugestões e viabilidade de ações que combatem desperdícios e ajudam a economizar água.

Descrição das características do sistema de fachada que afetam seu desempenho.

Uma fachada de prédio residencial situado em São Paulo, caracterizada por soluções mistas – argamassa coberta com tinta, revestimento cerâmico e concreto aparente – passou recentemente pela vistoria do engenheiro civil Marcus Vinícius Fernandes Grossi, que ali identificou diferentes manifestações patológicas.

É preciso atenção aos reparos e à substituição e/ou manutenção de sistemas de impermeabilização em áreas como piscinas, superfícies planas etc.

Uma análise técnica das consequências geradas nos condomínios que postergam reparos e não realizam manutenções preventivas.

É muito importante a gestão do síndico durante o período de garantia da edificação, de forma a assegurar seu desempenho, conservação e valor patrimonial.

Cuidados no uso e manutenção das instalações da rede de água fria e quente, bombas, pressurizador de pressão, válvula redutora de pressão, água pluvial, esgoto e ventilação do esgoto

A percepção que o meio técnico tem é de que houve um período em que o desconforto acústico em edifícios começou a aumentar. Isso se deu na crise da construção da década de 90, período em que foi necessário fazer edificações mais "enxutas", para redução de custos.

Como tomar decisões sustentáveis desde a concepção de projeto até o descarte de resíduos

Metodologias adequadas de execução e reparo, para uma manutenção durável e eficiente.

Relação das etapas, documentos e responsabilidades que o síndico e executor devem estar cientes para fazer uma boa gestão de reformas.

O objetivo da vistoria de recebimento das áreas comuns pelo síndico, e das unidades pelo proprietário, é identificar vícios aparentes, sobre os quais não se poderia provar a posteriori responsabilidade do construtor, por serem suscetíveis de aparecimento devido à ação durante o uso, operação ou a exposição ao meio ambiente.