A solução contra sol e chuva

Saiba como encomendar uma boa cobertura de policarbonato para o condomínio.

Seja na entrada do condomínio, na área de lazer ou até mesmo num corredor lateral, as coberturas valorizam o prédio, protegendo moradores e visitantes da chuva e enriquecendo o visual. É claro que, para oferecer esses benefícios, uma cobertura precisa ser muito bem executada, com materiais de primeira qualidade.

As coberturas de policarbonato têm substituído, com sucesso, os tradicionais toldos de lona. O material é o mesmo utilizado na fabricação dos escudos dos policiais da tropa de choque. Suas maiores vantagens são a resistência a impactos, a transparência e a durabilidade. 

Segundo Ronaldo Salles, diretor da Venturini Coberturas, o policarbonato é 250 vezes mais resistente que um vidro da mesma espessura, porém 50% mais leve. As placas de policarbonato são encontradas nas versões compacta e alveolar. “A compacta dá transparência e visibilidade, imitando o vidro liso. Já a alveolar se parece com o vidro canelado, oferecendo apenas transparência e não visibilidade”, explica Salles. 

O material tem 10 anos de garantia oferecida pelos fabricantes. Na opinião do empresário, o grande segredo das coberturas de policarbonato está na montagem. “Poucos fazem uma cobertura bem montada. A chapa alveolada, por exemplo, não pode ser furada, pois haveria infiltração de água, criando fungos e escurecendo o policarbonato”, diz. Tanto as chapas compactas como as alveolares oferecem inúmeras opções de cores e também segurança (não propagam chamas). O material possui proteção contra raios UV e tem garantia contra amarelamento e ressecamento. Uma novidade são as chapas de policarbonato com tratamento antiaderente e antiabrasivo: isto é, não oferecem aderência à poeira e nem sofrem riscos provocados por produtos de limpeza.

Para Dermeval Felicissimo da Silva, da Orion Design, é fundamental desenvolver um projeto que atenda à expectativa do cliente. “Buscamos até novos materiais se for preciso”, conta. Porém, o policarbonato é o líder de vendas, e o que oferece o melhor resultado custo-benefício. “O policarbonato revolucionou o mercado de coberturas. Hoje, 90% das chamadas que recebemos pedem coberturas fabricadas com essa matéria-prima”, afirma. A vantagem estética do policarbonato é importantíssima, segundo o proprietário da Orion: “Ele permite que a cobertura tenha inúmeros formatos, conforme a necessidade do projeto.” 

A tendência é fazer com que a cobertura de policarbonato acompanhe a arquitetura do prédio. Para Rubens Patrício dos Santos, proprietário da Art Fax, a criatividade é um grande diferencial quando se trata de coberturas em policarbonato: “Harmonizamos o pedido do síndico com a arquitetura do edifício.” Rubens explica que a cor do policarbonato costuma acompanhar o tom dos gradis e vidros do prédio e da guarita. 

Preocupação com a estrutura

Ao escolher uma cobertura de policarbonato, a qualidade da estrutura não pode ser esquecida. Para Alexandre Pereira Dias, sócio-gerente da AlumiTex, o cliente deve sempre exigir uma estrutura fabricada em alumínio: “É o único material que tem durabilidade compatível com as chapas de policarbonato. As estruturas de aço, mesmo tratadas e pintadas, estão sujeitas à corrosão.” 

Para Edmílson Pereira dos Santos, da Toque Toldos, o diferencial entre as empresas do setor está justamente na mão-de-obra disponível para a colocação das coberturas. Em relação à estrutura, a Toque Toldos trabalha com pintura eletrostática a pó, tanto em aço quanto no alumínio. “É uma pintura industrial, de alta resistência, e que oferece um melhor acabamento. Uma pintura comum, só com esmalte, é incompatível com a qualidade do material”, orienta Edmílson.